Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 29 de maio de 2021

Murais 08 - Porto

 * Victor Nogueira

Nas minhas deambulações pelo Porto nas ultimas três décadas não tenho encontrado muitos murais. Aqui ficam coligidos os que tenho fotografado.




Largo do Padrão - A este café vinha muitas vezes com o meu avô Luís, que trabalhava e morava nas cercanias (2016.12.24)

 Costa Braga & Filhos, Lda - Rua 31 de Janeiro,194 - (2016.12.24 rolo 353)


 Rua de Cedofeita - Bazar dos 3 Vinténs (rolo 352) - Painel de azulejo que ainda está patente na fachada do edificio da rua de Cedofeita onde está actualmente uma loja da Zara. Era uma loja onde se vendiam brinquedos.  (2016.12.24)


Rua das Carmelitas - Livraria Lello  (Fernando Pessoa) (2016.12.08)


Sem comentários: