Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Murais em Setúbal 176 / Azulejaria civil (30) - Figuerinha (Serra da Arrábida)

* Victor Nogueira


Já viu o novo painel de azulejos num dos túneis da Figueirinha?, por Carolina Bico - 26/05/2021

Nos últimos anos, os túneis da estrada de acesso às praias da Arrábida têm-se tornado verdadeiras galerias de arte urbana graças às obras do artista Ivo Santos, conhecido por Smile. Nesta época balnear, vai encontrar mais uma obra no caminho para as praias. O novo painel de azulejos foi instalado no túnel da Estrada Nacional 379-1, perto do Hospital Ortopédico do Outão, entre Setúbal e a praia da Figueirinha.
Com quase 80 metros de comprimento e mais de seis de altura, a obra promovida pela Câmara Municipal de Setúbal em colaboração com a Fábrica-Atelier Viúva Lamego, responsável pela elaboração dos painéis, é inspirada no parque Natural da Arrábida e rio Sado, com destaque para os cavalos-marinhos, mochos, raposas, peixes e golfinhos.
Miguel Almeida Mendes, diretor comercial da fábrica centenária Viúva Lamego, explicou que “para o painel foram criados e produzidos, em exclusivo, dois modelos de azulejo especiais. Um de corte triangular, outro, em círculo, em relevo, inscrito no tradicional quadrado”.
Já António Cunha, designer da Divisão de Comunicação e Imagem da autarquia e autor da ilustração do painel, destacou “as tonalidades de azul-turquesa, geralmente muito difíceis de calibrar, levando alguns meses até ser atingido este resultado”.»


 Túnel da Figueirinha (Serra da Arrábida)
«

Fotogramas a partir dum vídeo em 2022 02 17

Sem comentários: