* Victor Nogueira
Amorim, Argival, Laundos, Póvoa de Varzim, Rates, Terroso
Amorim
Igreja (Nova) de São Tiago - No início do século XX, uma família de brasileiros, naturais de Amorim, ofereceu à Paróquia uma monumental igreja, inaugurada em 1921, cujo risco, neo-românico, é do Arquitecto Adães Bermudes.
Argival
Almimha
Laundos
Capela de S. Felix
Escadório e Via Sacra
Coretos
Santuário da Senhora da Saúde
O monte tem 15 capelas que representam a Via Crúcis, com o Santuário da Senhora da Saúde no sopé e a Capela de São Félix no cume, ligadas por um escadório de 328 degraus e dois jardins laterais com as bandeiras de Portugal e do Brasil. O Santuário tem origem numa pequena capela construída no início do século XIX, ampliada no fim do século XX, conforme a configuração actual.
Póvoa de Varzim
Capela de São Roque,, mais conhecida como Capela de Santiago
Em 1582, foi construída a Capela de São Roque, a qual ganhou maior relevo, quando ali foi colocada uma escultura de São Tiago, encontrada na praia, sendo instituída uma confraria em 1741, sob a invocação de Santiago Maior. Este templo foi demolido, sendo reerguido um pouco mais ao lado. Em 1887 o edifício foi restaurado e ampliado.
A Igreja da Misericórdia, com traço inicial do arquitecto Adães Bermudes e versão final do Arquitecto portuense Peres Guimarães, foi construída no lugar da primeira capela dos mortos que antigamente era o cemitério da irmandade. Em 1909 posta a concurso a empreitada duma nova igreja que 2014 celebrou o seu primeiro centenário.
A Igreja de Santa Maria de Varzim foi substituída como Matriz pela actual igreja matriz em 1757, por ser pequena e excêntrica ao centro da Póvoa. A Igreja era notada por possuir a figura de uma cobra, destruída no século XVIII para obras de melhoria da igreja. O povo associava este ofídio, tipicamente românico, com a lenda do aparecimento milagroso da imagem de Nossa Senhora de Varzim. Passou a designar-se "Igreja da Misericórdia", devido a uma devota de Vila Velha, Maria Fernandes, viúva de Manuel Francisco Maio, que deixou os seus bens para fundar, na antiga matriz, a Irmandade da Misericórdia em 1756, reunindo a si, a Irmandade dos Passos, que já existia no templo. Surgindo assim a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim. (Wikipeda)
O Largo das Dores visto de antigos campos agrícolas, onde são visíveis a primitiva Igreja Matriz, o Hospital da Misericórdia e a Igreja da Senhora das Dores. (painel de azulejos)
Capela da Virgem Santíssima Senhora das Dores erguida no século XVIII numa pequena elevação, hoje inapercebida, onde se adorava numa ermida o Senhor do Monte. O templo possui seis capelas com esculturas que representam as dores da Nossa Senhora, estando a sétima figurada no altar-mor. A sua torre avista-se a grande distancia no mar, noutros trmpos servindo de baliza aos mareantes quando querem aportar à Póvoa de Varzim.
Capela do Forte de N. Sra da Conceição
Cruzeiro Verde, no Largo Eça de Queirós
Cruzeiro da Independência (1940) Situado no jardim a sul do Mercado Municipal Dr. David Alves, foi Inaugurado em 1940 por iniciativa do Corpo Nacional de Escutas – Núcleo “Cego do Maio” da Póvoa de Varzim. Foi construído em granito com motivos escutistas e desenhado pelo Padre Aurélio Martins de Faria, desta cidade.
Igreja de N. Sra da Lapa
Rates
Igreja de S. Pedro de Rates
Capela do Senhor Jesus da Praça, barroca, data de 1745
VER
Terroso
Cruzeiro
Igreja de N. Sra das Candeias construída em 1718; no seu espólio está uma escultura da Nossa Senhora das Candeias, do século XVI
1 comentário:
Conheço muito mal Póvoa de Varzim. Apenas fotografei alguma coisa de São Pedro de Rates e o coreto da Póvoa de Varzim.
😘
Enviar um comentário