* Victor Nogueira
Querença - Fica no cimo, com uma imensa vista. Igreja com duas portas manuelinas, uma delas trabalhada, e casas com telhado de tesoura. Artesanato – bonecas de serapilheira como em Mértola e Castro Marim, brinquedos de madeira e utensílios de verga.
Nesta zona as casas, mesmo modestas, têm as portas e janelas de cantaria trabalhada. (Notas de Viagens 2000.04.20)
«Querença situa-se num monte que dá o nome à povoação, que já pode caracterizar-se pela transição entre o Barrocal e a Serra. As casas descem pela encosta em todas as direcções, situando-se no alto a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, também conhecida pela Igreja Matriz. A Aldeia é conhecida pela sua destilação do medronho e o chouriço, para além de outras tipicidades. A Festa das Chouriças constitui um dos pontos mais altos das festividades que,se realizam anualmente, no mês de Janeiro (3º. Domingo).» (Wikipedia)
«Nos princípios do século XVI este templo era uma simples ermida pertencente à freguesia de São Clemente de Loulé – "a qual é uma casa só e tem uma capela pequena e as paredes dela são de pedra e cal e cobertas de telha vã" (Visitação da Ordem de Santiago ao Algarve em 1517-1518).
O actual edifício remonta às décadas de 1520-1530, ocasião em que se procedeu à reconstrução da ermida sobrevivendo desta campanha a porta principal "de pedraria com uns cordões (...) redonda, oitavada, de pedraria da terra, tem dez palmos de alto e de vão quatro". Diante dela havia também "um alpendre com colunas e capitéis de pedraria" (Visitações da Ordem Militar de Santiago de 1534 e 1554). (...)
O terramoto de 1755 provocou algumas ruínas nesta igreja, cujas reparações foram efectuadas nos anos seguintes, sendo desta época a torre sineira, O actual frontão da fachada principal e a janela emoldurada que ilumina o coro alto datam provavelmente de 1871.»
in
Fotos em 2000
Sem comentários:
Enviar um comentário