Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 12 de setembro de 2021

Murais 44 - Vila do Conde - Sónia e Roberto Delaunay / Festival "Curtas"

 * Victor Nogueira

Não há muitos murais na cidade de Vila do Conde. Aqui se dá notícia de dois deles, um homenageando o casal Sonia e Robert Delaunay e o outro dedicado ao Festival Cinematográfico "Curtas" de Vila do Conde.



Sonia Terk e Robert Delaunay permaneceram em Vila do Conde em 1915 / 1916, fugindo à 1ª Grande Guerra. Em Portugal, onde permaneceram até 1917, relacionaram-se com alguns dos pintores modernistas portugueses – Eduardo Viana, Almada Negreiros, José Pacheco e Amadeo de Sousa-Cardoso, este amigo dos tempos de Paris.

Segundo o site da Câmara Municipal de Vila do Conde  a escolha da execução de um mural de arte urbana prende-se com o facto de também os Delaunay serem apreciadores deste tipo manifestação artística, pois haviam fundado em 1932 o grupo “Art Mural” e criando, em 1937, um significativo conjunto de murais para a Exposição Internacional de Paris. Concretizado na R. Sónia e Roberto Delaunay,  a concepção artística deste projecto, executado em 2015, foi da responsabilidade da pintora Isabel Lhano, sendo a execução do mural feita por Manuel Martins “Meonerock” e Arménio Torre.



O Curtas Vila do Conde é um festival internacional de cinema criado em 1993. É um dos principais acontecimentos cinematográficos e culturais em Portugal dedicado a curtas-metragens. Realiza-se anualmente em Julho. Em 2018, assinalando o seu 25º aniversário, foi executado um mural na Avenida Dr João Canavarro, com autoria de Júlio Dolbeth, defronte do Teatro Municipal de Vila do Conde, antigo Cine-Teatro Neiva.

Fotos em 2021 09 07 Canon 196_09

Sem comentários: