Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 22 de agosto de 2021

Entre a Póvoa de Varzim e Vila do Conde

 * Rui Pedro (fotos)

* Victor Nogueira (texto)

Póvoa de Varzim - Da autoria do escultor Rui Anahory, foi inaugurado a 15 de setembro de 1995 e pretende homenagear as comunidades que estão na origem deste concelho e respectivas fainas, na agricultura e pescas.


Póvoa de Varzim

Povoa de Varzim - estação da Via Sacra (?)




Vila do Conde - Edifício da antiga seca do bacalhau, classificado como Imóvel de Interesse Municipal em 2020. Este edifício não pode ser dissociado da arte da construção naval de Vila do Conde, em virtude de também ter sido utilizado como Sala do Risco. Nos seus amplos salões executou-se o risco de grandes embarcações ligadas à pesca do bacalhau, até à década de 1920 e, posteriormente, arrastões e traineiras de madeira. 

Vila do Conde - Réplica duma nau quinhentista


Fotos em 2021 08 22


VER 

Vila do Conde - entre a seca do bacalhau e santa catarina das areias

Sem comentários: