Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

aldrabas ou batentes e postigos

 * Victor Nogueira

Hoje toca-se à campainha (eléctrica, na porta,) mas outrora o chamamento ou alerta era feito batendo palmas (como, por exemplo, em Luanda), batendo na porta com a mão ou com a aldraba (de formatos diversificados) ou tocando uma sineta (puxando o fio). Os postigos, protegidos por armações mais ou menos trabalhadas, normalmente em ferro forjado, permitiam a iluminação interior da casa e protegiam os habitantes que à porta assomassem, ou possibilitavam os namoros de porta para fora, resguardando a "pureza" das donzelias. Aqui se publica alguma da recolha nas minhas deambulações, designadamente em Vila do Conde ou Póvoa de Varzim, entre outras localidades como Porto, Setúbal, Alvito ou Cartaxo. 


(Póvoa de Varzim)


(Coimbra)


(Setúbal)


(Setúbal)


(Alvito)


(Porto)


(Caldas da Rainha)


(Póvoa de Varzim)


(Póvoa de Varzim)


(Póvoa de Varzim)


(Póvoa de Varzim)


(Porto)



(Vila do Conde)


(Vila do Conde)


(Vila do Conde)


(Vila do Conde)


(Vila do Conde)


(Póvoa de Varzim)


(Póvoa de Varzim)


(Cartaxo)


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