Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Porto - Quiosque no Passeio Alegre





Fotos victor nogueira - suponho que este quiosque/urinol no Porto, exemplar da arqutectura do ferro, se encontra no Passeio Alegre, um espaço verde junto ao Rio Douro, a caminho da Foz.



Os urinóis públicos, isolados ou integrados em edifício próprio, desapareceram paulatinamente das cidades. Muito poucos sobrevivem, como no Jardim de Paço de Arcos. Hoje são os cafés e outros estabelecimentos de restauração que mais ou menos "abertamente" ou gratuitamente desempenham essa função. A alternava nalguns sítios são uns cilindros, hermeticamente fechados que se auto higienizam, que podem ser utilizados desde que se tenha a moedinha apropriada para inserir na ranhura e ter acesso ao seu interior.

In illo tempore os guardiães eram um homem e uma mulher idosos, que deste modo e com as gorjetas asseguravam a sua sobrevivência. Naquele tempo a gorjeta, uma espécie de esmola de valor ao arbítrio do cliente, era o complemento ou única fonte de rendimentos na velhice ou em muitas profissões: empregados de café e restaurante, engraxadores, moços de fretes, taxistas ...






(rolo 357 - 1998.06.14)



Sem comentários: