Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Em Castelo de Vide, a long time ago

* Fotos de família

Nos espólios da família figuram fotos que presumivelmente pertenciam ao meu bisavô José de Castro, que não estão anotadas  Nas que têm como tema principal paisagens, consegui identificar algumas, como estas, em Castelo de Vide, presumivelmente datadas dos anos '40 / '50 do século XX.  Nelas figuram a fonte da Vila, fortificações, uma procissão pascal e vistas gerais da povoação. É uma terra onde estive muitos anos depois, que me encantou, mas cujas fotos por mim tiradas ainda não tive ensejo de digitalizar.

Nas minhas "Notas de viagens" registo o seguinte:

2000.09.18 - Castelo de Vide - 1ª foto em Castelo de Vide a porta e brazão de armas. A caminho da estação uma fonte, com peixes, deitando água. Ladeira íngreme para o castelo, ruas esventradas pelas obras.antiga sinagoga e monumento a Salgueiro Maia. Foto na estação ferroviária aos azulejos e ao castelo, ao longe.




A fonte da Vila


Vista da Vila, com a Igreja do Salvador do Mundo e as  ruínas do castelo





Procissão Pascal



















Ruínas do castelo

























O castelo medieval e um baluarte setecentista























A Vila vista duma das portas das antigas muralhas

Sem comentários: