Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Recantos de Setúbal 07 - no Bairro de Santos Nicolau

* Victor Nogueira

Parece um pequeno largo arborizado mas é apenas uma encruzilhada de ruas; poderia ser encantador mas a "envolvente" perdeu o ar acolhedor, com prédios arruinados ou da escola dos "pato-bravo". Falo da ecléctica encruzilhada das Ruas Gregório de Freitas (escritor), D. José Guimarães e Torres (Bispo do Funchal), Major Pedroso Gamito (colonialista) e João Soares da Gama (poeta e jurisconsulto). Nesse pequeno espaço um busto homenageia o Pe. Nunes (missionário) e umas escadinhas vencem o desnível das ruas. Nas redondezas um moinho de vento e no horizonte o Estuário do Rio Sado.   









É apenas a sombra dum poste de fios eléctricos emaranhados










O Fiesta também direito a foto















fotos em 2017.08.09


Google Earth

Sem comentários: