Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Azenhas e moinhos de vento, em fotos de capa, (29) por Elisa Fardilha

 *  Victor Nogueira


2025 10 23 - Foto Elisa Fardilha - Penafiel - Moinho de água ou azenha em Cabroelo

Por vezes as azenhas têm um aspecto modesto, como esta em Cabroelo, aldeia loalizada no vale do rio Mau, em deslumbrante e vicejante paisagem da serra da Boneca.


2025 10 24 - Foto Elisa Fardilha - Vila Fria (Felgueiras) - Azenha do Arco

A Azenha do Arco em Vila Fria, no concelho de Felgueiras, é um local de interesse natural e patrimonial, destacando-se pela presença da Ponte do Arco e de uma zona ribeirinha no rio Vizela. A azenha, um antigo moinho de água, faz parte do património local e contribui para a beleza cénica da área.


2025 10 25 - Foto Elisa Fardilha - Vila Fria (Felgueiras) Azenha do Arco

Nesta outra vista da azenha é visível a roda que, movida pelo curso de água, faz girar a mó de pedra que justaposta a outra, igualmente rugosa, produz a farinha por esmagamento fricionado dos grãos de ccereal (trigo, aveia, centeio, milho ...)


2025 10 26 - Fotos Elisa Fardilha - moinhos de vento em Malveira da Serra e na Ericeira

Sem comentários: