Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Um pastiche: o Palácio dos Arciprestes, em Setúbal (2025)

Victor  Nogueira 


 2025 04 16 Fotos victor Nogueira - Palácio dos Arciprestes em Setúbal, registos ao longo do tempo - 1999 07 / 2015 07 /  2017 09 / 2022 04 / 2022 06 2/ 025 03

O primeiro registo remonta a 1999, ainda o edifício mantinha a sua forma original. O correr dos anos acentuou a sua degradação, com a queda do telhado até ao demoronar das paredes. Por entre as ruínas ainda se viam frescos no seu interior, embora a céu aberto. Em 2022 começaram as obras de consolidação das paredes esteriores ainda existentes e o erquer da estrutura metálica que sustentaria a reedificação, como pastiche, conservando algumas das cantarias originais.






Na primeira publicação abaixo referenciada encontra-se um breve resumo da história deste edifício,dos séculos XVII e XVIII,  que foi pertença duma poderosa família de comerciantes radicada em Setúbal.

 VER~

Sic transita gloria mundi - de novo o Palácio dos Arciprestes, em Setúbal

Sic transit, gloria Mundi - o Palácio dos Arciprestes (2ª edição)

Fotos Rui Pedro em 2025 03 26

Sem comentários: