Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 3 de agosto de 2019

Monumento ao Hoquei em patins, em Paço de Arcos

* Victor Nogueira




foto victor nogueira - Monumento ao Hoquei em patins - Os hoquistas (obra do escultor António Trindade), são Jesus Correia, Correia dos Santos e Emídio Pinto (guarda redes, considerado o melhor do mundo), no Jardim da Praceta Dionísio Matias, em Paço d'Arcos, Oeiras, todos eles atletas do Clube Desportivo de Paço de Arcos.

Estes 3 hoquistas (nascidos em paço de Arcos) representaram durante anos e anos este clube, anualmente (quase sempre) Campeões Nacionais e internacionais, sendo muitas vezes Campeões da Europa e do Mundo, pela selecção Nacional.

Emídio Pinto, Raio, Edgar, Jesus Correia e Correia dos Santos: esta equipa ficou conhecida como “Os Cinco Violinos do Hóquei em Patins”, mas o Raio e o Edgar não pertenciam ao clube de Paço de Arcos (daí não fazerem parte da escultura). in http://coisas-da-fonte.blogspot.com/2015/07/recordando-velhas-glorias.html

Sem comentários: