Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

"Sem saída" em exposição no Museu de Serralves

Augusto Alves da Silva em retrospectiva de fotografia e de vídeo no Porto

Jornal de Notícias - 2009-10-23

AGOSTINHO SANTOS


foto Direitos reservados

"Sem saída" em exposição no Museu de Serralves

.
O fotógrafo Augusto Alves da Silva inaugura hoje, quinta-feira, às 22 horas, a exposição "Sem saída, .
ensaio sobre o optimismo", no Museu de Serralves, no Porto. É uma retrospectiva de um importante artista revelado na década de 90.
.
As imagens de Augusto Alves da Silva ocuparão cinco salas do Museu de Serralves e é a primeira exposição retrospectiva deste fotógrafo. Captando fundamentalmente a imagem, na categoria do retrato, a paisagem ou mesmo a fotografia de modelo ou de arquitectura, Alves da Silva também apresentará nesta mostra filmes e projecções de imagens de viagens realizados quer em Portugal quer no estrangeiro.
.
"Sem saída, ensaio sobre o optimismo" assume-se como uma espécie de síntese do trabalho até agora concretizado. Assim, em Serralves, poderão observar-se, a partir de hoje, fotografias que correspondem ao início da sua actividade, algumas delas inéditas e também um conjunto de imagens originárias de projectos anteriores, ampliadas e impressas especificamente para este efeito.
.
Os trabalhos em vídeo são apresentados através do projecto "Iberia", em que o público se confrontará com a projecção aleatória de milhares de imagens captadas ao longo de uma travessia de Espanha, em jipe e por estradas secundárias.
.
A evidenciar também a série "Book", que integra um conjunto de fotografias com modelos femininos não-profissionais, encontrados através da difusão de um anúncio na Internet. As imagens em exposição foram previamente vistas e autorizadas pelas próprias modelos, que receberão uma percentagem da venda daquelas obras em que são protagonistas.
.
A mostra é comissariada por João Fernandes, director do museu, e poderá ser visitada até dia 31 de Janeiro.
.
.

Sem comentários: