Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Brasil - Projeto escolar «Visitando os Mundos da Arte»

Notícias /Cidades/Região




Ivoti | segunda-feira, 12 de outubro de 2009 - 15h40 - Diáeio de Canoas.com.br

Professora de escola ivotiense recebe prêmio nacional nesta terça-feira

Cecília Luiza Etzberger receberá premiação no Centro Cultural dos Correios, em Recife, às 19 horas.

Da Redação
|

Ivoti - A entrega do 10º Prêmio Arte na Escola Cidadã, criado pelo Instituto Arte na Escola, da Fundação Iochpe, ocorrerá nesta terça-feira, às 19 horas, no Centro Cultural dos Correios, em Recife. Entre os cinco projetos selecionados, um é da professora Cecília Luiza Etzberger, da Escola Municipal 25 de Julho.
.
Ela desenvolveu o projeto Visitando os Mundos da Arte com alunos da 6ª série. O ponto de partida foi o estudo da arte medieval, o qual permitiu uma reinterpretação da arquitetura da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.
.
Por meio de atividades em sala de aula e visitas ao local, os alunos desenvolveram uma exposição fotográfica que foi exibida não só na escola, mas também em locais públicos da cidade.
.
Os alunos contaram com o envolvimento de suas famílias no processo de aprendizagem. Este detalhe permitiu que arte, história local e pessoal aflorassem e se cruzassem em um processo transversal, multidisciplinar, que teve a arte como fio condutor.
.
.

Sem comentários: