Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Preto e branco

.

Quinta-feira, Abril 12, 2007

.

Retirado do blog Alentejanando

.

A tecnologia da imagem ultrapassou tudo o que pensávamos possível. Hoje, fotografa-se, envia-se e liga-se de seguida para perguntar se gostou da imagem, tudo isto realizado por uma pequena maquineta que, não há muito tempo, desconseguíamos de futurar. Uma sucessão vertiginosa de actos que, há coisa de meio século, implicava um exército de meios, gente e muito tempo. Não nego que gosto da imagem colorida. Como o poderia negar se a vida é a cores. Mas continuo com a velha paixão pela fotografia a preto e branco. Querem o quê, maniqueísmos estéticos de gajo usado! De entre os muitos fotógrafos que objectivaram o Alentejo, tenho uma predilecção especial pelo preto e branco da Ana Esquível..
.
.

Sem comentários: