Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Besa promove fórum internacional de fotojornalismo

29-10-2010 7:08
Fórum


Luanda - O Banco Espírito Santo Angola (BESA) promove, no dia 13 de Novembro, em Luanda, um fórum internacional de fotografia, no âmbito da 3ªedição da exposição World Press Photo Luanda.
 
O Fórum é destinado para os amantes da fotografia, interessados em partilhar novos conhecimentos em fotografia e técnicas fotográficas.
 
O fórum será ministrado por dois peritos de fotografia, que integram o júri do concurso de fotografia BESAfoto 2010, nomeadamente Jonathan Torgovnik (Nova Iorque), premiado fotógrafo que colabora com várias publicações norte-americanas e europeias, como Newsweek, The Sunday Times Magazine, Stern, Paris Match, entre outras, e Mónica Allende Lopez (Londres), editora de fotografia da The Sunday Times Magazine.
 
Enquanto patrocinador da exposição internacional, o Besa irá promover este evento com o objectivo de promover a arte da fotografia em Angola e incentivar a formação e profissionalismo dos artistas locais.
 
De acordo com Leonor Sá Machado, directora de Marketing e Comunicação do BESA, a presença da exposição World Press Photo em Luanda constitui uma oportunidade única para conhecer o melhor da fotografia e do fotojornalismo mundial.
 
"Desta forma, pretendemos impulsionar o potencial artístico e cultural de Angola, apoiando a profissionalização e formação dos artistas locais", disse.
 
A fotografia é uma das áreas de maior investimento do BESA, através do BESACultura, que para além desta iniciativa, se encontra ainda a promover a 3ª Edição do Concurso de Fotografia BESA Foto2010, cujo júri será composto pelos artistas convidados para ministrar o Fórum.
 .
 
.
.

Sem comentários: