Morreu ontem o nosso colega Pedro Salvador
Fotografia: Dombele Bernardo
Com 63 anos de idade, Pedro Salvador sofria de diabetes e estava internado há vários meses na Clínica Sagrada Esperança. Dos mais antigos profissionais do Jornal de Angola e da reportagem fotográfica de Angola depois da Independência, Pedro Salvador vem dos tempos em que se trabalhava com rolos e as fotos eram trabalhadas na película e impressas em papel no laboratório, processo de exigia grande capacidade e habilidade na técnica para que as imagens acompanhassem a saída a horas da edição.
De repórter Pedro Salvador passou para chefe da Secção de Fotografia, cobrindo com grande profissionalismo, lealdade exemplar e muita coragem e dedicação grandes acontecimentos nacionais e mundiais ao lado de colegas como Pedro Juvelino, Paulino Damião, Rogério Tuty e João Gomes.
Também retratista e paisagista, Pedro Salvador teve várias participações em concursos internacionais de fotografia. Foi vencedor do primeiro concurso internacional promovido pela União das Cidades Capitais Luso-Afro-Americano-Asiáticas (UCCLA) em 1995, e dois anos depois foi o segundo classificado no concurso da UCCLA. Neste mesmo ano obteve uma menção Honrosa na II Bienal de Línguas e Culturas, organizado em Maputo, e venceu, em 2000, o concurso de Instantâneos de Rua, organizado pela Escola de Markenting e pela Foto Ngufo, em Luanda.
Em Fevereiro deste ano, o repórter apresentou uma exposição sobre o Memorial a Mandume. A exposição, sob o título “Reviver Mandume”, esteve patente na União dos Artistas Plásticos (UNAP), e serviu de homenagem à figura do histórico dos Cuanhamas. À Direcção do “Jornal de Economia & Finanças” e à família enlutada, A Direcção e o colectivo de jornalistas do Jornal de Angola apresentam as suas mais sentidas condolências pelo falecimento daquele que era acima de tudo um grande homem e companheiro.
Mensagem de condolências
Em mensagem de condolências assinada por Carolina Cerqueira, o Ministério da Comunicação Social salientar que Pedro Salvador foi um dos mais prestigiados repórteres fotográficos do Jornal de Angola e do “Jornal de Economia & Finanças” e do país de uma maneira geral, ao longo das últimas três décadas.
A ministra da Comunicação Social destaca que durante esse período Pedro Salvador “desempenhou com grande profissionalismo e dedicação a sua função, cumprindo sempre com zelo todas as tarefas que lhe foram atribuídas” e o seu “desaparecimento prematuro deixa um grande vazio, não só no seio da Comunicação Social como nos círculos familiar, de colegas e amigos”
Carolina Cerqueira enderça à família enlutada, Direcção e colectivo de trabalhadores do Jornal de Angola e do “Jornal de Economia & Finanças” o mais profundo sentimento de pesar.
Arte
Fotógrafo Pedro Salvador expõe "Reviver Rei Mandume"
.
Sem comentários:
Enviar um comentário