Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Nocturnos (1)

.

.

Terça-feira, 14 de Agosto de 2007

.
Fotografias e notas de Victor Nogueira.

Nocturnos (1)

.

.

Braga (Rua Eça de Queirós)
.

.
Aveiro (Convento de Jesus)
.
Edificado no séc. XV, acolheu a infanta D. Joana, filha de D. Afonso V, até à sua morte. A infanta viria a ser beatificada em 1673, sendo conhecida como Santa Joana Princesa. Esta personagem real da nossa história foi importante para Aveiro, atraindo atenções para a cidade. Hoje o Convento conserva ainda o claustro inicial e algumas marcas da primeira construção, mas a fachada é do séc. XVIII, a capela-mor da Igreja do séc. XVI e o túmulo de Santa Joana Princesa, que aqui se encontra, do séc. XVII. Nas paredes da Igreja encontramos seis telas representativas da vida da Princesa Santa.
.



.
Arraiolos (Castelo)
.

.
Alcobaça (mosteiro)
.
.

comentários:

De Amor e de Terra disse...
.

Olá Victor, bom dia!

.
Em 4 fotografias e algumas palavras, contas-nos pedaços de história.

.
Obrigada por isso!

.
Noctunos solitários; ausência que parece chegar dentro da alma..


.


Maria Mamede

.
.

Sem comentários: