quarta-feira, 31 de março de 2021

fotos de capa em março 31

 * Victor Nogueira


2021 03 31 foto victor nogueira -  Mosteiro de Leça do Balio - Feira medieval (2015 09 12)

VER 

feira medieval em leça do balio



2020 03 31 foto de família - os 3 manos, no Porto, a long, long time ago!



2018 03 31 foto victor nogueira - Setúbal - Arco da Ribeira Velha, antigo postigo da muralha medieval



2011 03 31 BOA PRIMAVERA,  AMIGAS (OS)!!!!

terça-feira, 30 de março de 2021

fotos de capa em março 30

 * Victor Nogueira


2021 03 30 foto victor nogueira - sombra despida


2020 03 30  Foto victor nogueira - Lisboa    estação de metro do Chiado 1998 05 05  


2019 03 30 foto victor nogueira - Igreja do Convento de Santa Clara, em Vila do Conde (2015.08)



2015 03 30 foto victor nogueira - Setúbal - memorial à cantora lírica setubalense Luísa Todi  (1743 / 1833) 




2014 03 30  foto victor nogueira - colheita da cortiça


2014 03 30 Foto Victor Nogueira - o rui, tal como o francisco, gostam muito das "teatrolizações"! Por esta altura, no cinema, num momento mais solene ou dramático, um de nós, o rui ou eu - dizíamos um para o outro: "vamos começar a rir", meu dito, meu feito, e breve - a despropósito -  toda a sala se ria também, por contágio, [...]


2014 03 30 Kirk era sargento no 7º Regimento de Cavalaria dos EUA,  que no post Guerra Civil é forçado a participar no massacre de Ameríndios. Por isso deserta e passa a criador de cavalos, com amigos como Maha, um indiozito sobrevivente duma tribo massacrada, El Corto, um regenerado ladrão de cavalos, e Forbes, um médico que fora alcoólico, o “narrador” das histórias. São personagens como que à margem, no mundo que os rodeia. Essencialmente um “homem bom”, Kirk caracteriza-se pela tolerância e humanismo, mesmo para com os seus inimigos.

Criada pelo argentino Héctor Germán Oesterheld, o seu 1º desenhador foi Hugo Pratt, sendo posteriormente ilustrada por outros.


2013 03 30 Foto Victor Nogueira - Setúbal - estuário do Rio Sado


2012 03 30 


2012 03 30

segunda-feira, 29 de março de 2021

fotos de capa em março 29

 * Victor Nogueira


2021 03 29 foto victor nogueira - luz e sombras ao amanhecer


2020 03 29 Foto Victor Nogueira - Sé de Braga - 1998.06.07  (rolo 349) -

Na Idade Média muitas das Sés estavam cercadas de ruelas estreitas. Ao longo do tempo foi-se defrontando o espaço em torno delas, designadamente na frontaria, como sucedeu no Porto. Mas aqui em Braga não há defronte da Sé qualquer adro mas uma rectilínea rua.
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À confusão da cidade moderna, o sossego do centro histórico merece referência. O que deveria ser talvez designada por Rua Direita dá origem às ruas D. Diogo de Sousa e do Souto, ligando respectivamente o Campo das Hortas (e Arco da Porta Nova) ao Largo do Barão de S. Martinho (Café a Brasileira) e à Praça Central. Paralela, uma rua mais pequena, de D. Paio Mendes, no topo da qual se encontra a Sé, como que “encravada” nos edifícios. Fundada pelo Conde D. Henrique e anterior à fundação de Portugal, foi embelezada por sucessivos arcebispos que nela também queriam deixar marca e memória, numa simbiose de vários estilos, desde o românico ao gótico passando pelo barroco. 

Contudo nem sempre os resultados  terão sido os melhores: o actual claustro é pobre, o frontal do altar mor, em pedra de anção, com delicadas e expressivas figuras, é apenas uma parte do primitivo que se perdeu, os túmulos dos fundadores do condado portucalense foram desalojados para que o sítio albergasse a nobre capela mortuária dum  bispo. Também o claustro não tem grandeza, substituindo o primitivo românico, e nele se encontram várias capelas tumulares, entre as quais as de D. Teresa e D. Henrique. Aliás são de referir pela sua beleza os túmulos do Príncipe D. Afonso (gótico-flamengo), do conde D. Henrique (sec. XVI), do Bispo D. Gonçalo Pereira (séc.XIV). Por um pátio exterior acede-se à chamada capela de S. Geraldo, sob cuja arca tumular se encontra o corpo incorrupto do bispo homónimo.

O recheio do museu de arte sacra anexo é exemplificativo do luxo e sumptuosidade que cercavam a maioria dos bispos bracarenses, contrastando com a pobreza doutros bispados como os de Castelo Branco ou da Guarda.  (NOTAS DE VIAGENS - 1998.06.03)


2019 03 29 auto-retrato em 2019.03.29

2019 03 29 foto victor nogueira - o Bairro do Troino, em Setúbal, visto do Outeiro da Saúde. À esquerda a Igreja da Anunciada e ao fundo o Forte de S. Filipe, na Serra da Arrábida

2017 03 29 foto victor nogueira - Oeiras - Quinta da Junção do Bem - moinho de vento, americano


2016 03 29 foto victor nogueira - Setúbal - põr do sol com o Estuário do Sado e a Serra da Arrábida


2014 03 29 foto victor nogueira - o rui e as suas magias (com  fato e a gravata do pai) - [...] 

1.
Os livros e as pessoas
Dizem que os livros são os nossos melhores e maiores amigos.
Mas os livros não se sentam á nossa beira,
nem têm olhos, nem sorriem
nem nos abraçam,
nem connosco passeiam pela rua, pelo campo.
Nada podemos dar aos livros
senão as letras dos nossos pensamentos
ou um pouco de nós
para que chegue aos outros.
.
Os livros têm os olhos que nós temos.
E os seus lábios são os nossos lábios.
Porque se os livros tivessem olhos
e lábios e mãos e dedos
seriam talvez pessoas
mas nunca livros.
Victor Nogueira (1969, exilado, em évioraburgomedieval)

domingo, 28 de março de 2021

os jardins em évoraburgomedieval

* Victor Nogueira

In illo tempore não tinha Évora senão três ou quatro jardins e alguns largos arborizados, como o Largo do Chafariz do Chão das Covas, o Largo 1º de Maio (na época com outra designação), a Praça Joaquim António de Aguiar, o Largo Marquês de Marialva,  o Largo D. Miguel de Portugal e o Largo de S. Mamede, para além do chamado Jardim do Bacalhau, este junto ao Largo da Porta de Moura, e o Rossio de S. Brás.

O Jardim de Diana, circunvizinho do templo romano, ergue-se sobre a muralha romana, com ampla vista para a antiga mouraria e para os arredores da cidade. 

O Jardim Público, antigo Passeio Público da burguesia citadina, com a sua mata, assenta parcialmente num baluarte do século XVII, estendendo-se desde a Porta do Raimundo até à Rua da República. Dentro deste jardim se situa o que resta do Palácio de D. Manuel, para além do coreto e das ruínas encenadas por Cinatti ao gosto romântico e provenientes do paço do bispo D. Afonso de Portugal. O jardim tem acessos pela Rua da República, pela Rua do Raimundo, pelo largo de Mercado, onde se situam a igreja de S. Francisco, com a sua capela dos Ossos, e o Celeiro Público,  e pelo parque infantil, junto à Praça de Touros e perto do Rossio de S. Brás, onde se encontra a ermida homónima , gótico mudejar, e se realiza a feira de S. João. Não  me  lembro de assistir a concertos de música no coreto, o que não significa que os não houvesse. É ornamentado por esculturas  diversas: uma estátua de Vasco da Gama, um busto de Florbela Espanca, dois bustos de carácter alegórico representado a juventude e a velhice, e um outro de Giuseppe Cinatti. A entrada no recinto vedado do parque  infantil era, nesses tempos, paga, como se refere no texto Cenas do Jardim (O miúdo e o carrocel).

Jardim dos Colegiais situava-se fora das muralhas mas adjacente a estas, nele existindo uma porta ou postigo da muralha.  

Nos meus escritos há algumas referências aos jardins eborenses, sobretudo àquele em que mais estacionava, o jardim público para onde ia ler, estudar ou jogar minigolfe. Para lá das cenas descritas em Cenas do Jardim, no fim desta nota reproduzidas, há algumas outras, como a daquela vez em que estando sentado com a namorada num dos bancos, dei-lhe um brevíssimo e "casto" beijo e logo a varinha do guarda bateu-me no ombro avisando que poucas-vergonhas daquelas eram proibidas. Outra cena envolve o então Presidente do Conselho de Ministros, Marcelo Caetano. Descontraído e distraidamente ia a passar junto à entrada do Palácio D. Manuel I, onde se aglomeravam algumas poucas pessoas, quando me apercebi da saída rápida deste, precedido duns três Pides, um dos quais me deu um inesperado e violento empurrão para desimpedir o caminho, num ápice desaparecendo Marcelo da minha vista e dos poucos mirones que o aclamavam à passagem.


1968

Imaginem uma ilha de pedra escura ou casas irritantemente brancas no meio de uma infindável planície. Imaginem umas muralhas que encerrem umas relíquias sagradas, mais intocáveis que os "intocáveis". Imaginem umas igrejas velhas, escuras, uma delas cheia de tíbias e caveiras e dois esqueletos pendurados na parede [Capela dos Ossos na Igreja de S. Francisco] e a encorajadora frase "Homem, lembra-te que és pó e em pó te hás-de tornar". Uma janela manuelina, num canto, num dos muitos cantos escusos, e que foi do Garcia de Resende. Um templo romano, vulgarmente denominado de Diana. Muralhas medievais e seiscentistas. Um aqueduto ou o que dele resta. E casas, muitas casas, dolorosamente caiadas de branco, um branco frequentemente maculado por umas escuras pedras graníticas, restos duma janela, duma porta, duma parede, duma muralha... E ruas estreitas e tortuosas, onde passam pessoas e carros. Évora, ei-la, cidade sem presente nem futuro, com passado, um passado que se pretende preservar a todo o custo. Aqui, se não fossem os automóveis e as antenas de televisão, poder-se-ia dizer que o tempo parou. Algumas décadas ou mesmo séculos atrás. 

Que mais tem ela? Meia dúzia de jardins. As melhores piscinas da Península. Um  Salão Central Eborense. Que dá sessões cinematográficas diariamente (à 6ª feira o filme é português)  Um teatro (o Garcia de Resende) que em dois meses abriu para apresentar um concerto, uma peça de teatro ("D. Quixote", pelo Teatro Experimental de Cascais) e  uma ópera ("Rigoletto", pela Companhia do Trindade). Um espectáculo de cada.

Cinema, café, Praça do Giraldo, casas e pouco mais. O que há para fazer. As perspectivas para as miúdas são mais negras. (JCF - 1968.12.26)

1969

Andei a deambular pelas ruas de Évora armado em explorador. Cruzes em esquinas assinalam o local onde foi assassinado, largos anos atrás, um homem qualquer, ruas desertas, miúdos, roupa estendida nas janelas, um gatito que roça nas minhas botas, o miúdo que me pede dinheiro, já não sei para quê. Por fim o regresso ao Giraldo. Rumo ao Mercado, onde se vendem animais embalsamados, artigos de barro, caça, peixe, brinquedos... esses brinquedos de lata ou de madeira que eu reconheci como já tendo sido meus numa longínqua infância que já não reconheço como minha. Seguiu-se a habitual passagem pelo Jardim Público. Onde está uma oliveira com uma lápide que reza assim: "Oliveira plantada em 14 de Julho de 1919 comemorando a Paz Universal após a Guerra dos Povos Aliados contra a Alemanha" (NSM - 1969.01.26)


Desta janela [da sala de aulas do Instituto em que me encontro] avistam-se telhados sujos, uma chaminé esbranquiçada e, lá ao fundo, muito ao longe, a verde campina alentejana, onde se destacam algumas manchas mais escuras, de oliveiras ou sobreiros. Pela outra janela, à minha esquerda, vêm-se as paredes brancas do edifício do Museu Regional, com as suas sacadas de ferro forjado. Há umas semanas atrás era a moldura dum dos quadros mais belos que tenho visto: os ramos das árvores do largo [Marquês de Marialva], agora descarnados, estavam cobertos de folhagem dourada. Quantas vezes, ao entrar para esta sala, os meus olhos se deliciaram neles. (NSM - 1969.04.09)


Os dias de sol alternam com os de chuva fria. Hoje o céu está azul, quase limpo; andorinhas volteiam pelos ares, o branco das casas fere impiedosamente o olhar, os jardins (Ah! a única coisa aproveitável nesta vilória!) multicoloram-se de flores e as árvores enverdecem. Mas no telhado e junto à minha janela, o musgo secou, deixando apenas manchas escuras. A erva que corria por entre as telhas está castanha e coberta de mini flores brancas. Já não parecem árvores correndo por entre vales e galgando montanhas. (NSM - 1969.06.03)


1973

Não gosto de Évora, porque não se vê o mar, nem a relva, nem as árvores, mas só pedras. Évora é um círculo que nos esmaga e constrange. (...)  Também andam para aí a deitar prédios abaixo que até chateia. Pena não os deitarem todos e plantarem árvores e relvado que não fosse proibido pisar. (MCG - 1973.06.03)



De manhã fui até ao jardim e os meus passos levaram-me até ao campo de mini golfe. (...) Apesar da minha propaganda ainda não arranjei ninguém para jogar comigo. O Carlos e o Camilo só estão bem na poluição do Arcada. Quem lhes tirar a fumarada tira-lhes a vida e o ser!!!  (XXX - 1973.07.03)

(...). Comecei hoje a comer aqui neste café, junto ao jardim infantil, entre a Praça de Touros e o Rossio [de S. Brás]. O almoço estava saboroso. Esperemos que assim continue. Ali numa mesa ao lado um grupo de jovens vê uma colecção de fotografias pornográficas, que de vez em quando mostram a outros noutra mesa, cruzando o meu campo de visão. Entretanto a TV transmite um documentário sobre a guerra israelo-árabe, prendendo a atenção dos clientes. (...) Na televisão sereias soam numa cidade síria, sobrevoada por aviões israelitas que a bombardeiam. Escombros e feridos enchem o ecrã. (MCG - 1973.11.21)

Jardim Público e Mata





Entrada pela Rua da República (1975)
 



(na mata)


Coreto e Comício com Octávio Pato (Eleições Presidenciais 1976)


(foto MENS)


Ruínas Fingidas de Cinatti





Palácio D. Manuel I - Comício (Eleições Legislativas - 1976)


(feira semanal no Rossio de S. Brás)


Visto do Rossio de S. Brás

Parque Infantil


(Foto MENS)








Jardim dos Colegiais






Jardim de Diana


(ao fundo a mancha verde é o Jardim de Diana)



(ao fundo a Torre das 5 Quinas)




(Á esquerda o antigo Convento dos Loios e à direita o zimbório da Sé)


(Á esquerda o antigo Palácio da Inquisição)


O Templo romano, nas cercanias do Jardim de Diana


Manifestação 1976 1º de Maio 


CTT e Rua do Menino Jesus, vistos do Jardim de Diana


 A Mouraria vista do Jardim de Diana. Em 1º plano a Rua do Menino Jesus (1975)


 1976 03 12 Manifestação dos Trabalhadores Rurais


Vista da Mouraria  1976 03 12 Manifestação dos Trabalhadores Rurais



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Largo Miguel de Portugal (1975)


Praça 1º de Maio (1975) - ao fundo o Mercado Municipal


Praça 1º de Maio (á esquerda, o Mercado Municipal)


 Largo do Marquês de Marialva  1976 03 12  Manifestação dos Trabalhadores Rurais


 Largo de S. Mamede 1976 03 12  Manifestação dos Trabalhadores Rurais


 Largo de S. Mamede 1976 03 12  Manifestação dos Trabalhadores Rurais



 Rossio de S Brás 1976 04 11 Festa da Liberdade (PCP)

Mapa do Centro Histórico de Évora. Trabalho de três anos, levantamento no terreno, fotografias e esboços. Desenhado e pintado a aguarela. Terminado em 1991. Publicado no mesmo ano. Há 30 anos.

Cenas do Jardim







1969.02.24