* Victor Nogueira
Ermidas de S. Sebastião, de N. Sra das Neves e de Sant'Ana
As ermidas eram capelas situadas em lugares ermos. O crescimento urbano verificado ao longo dos séculos integrou muitas delas na malha urbana, passando indistintamente a ser designadas por capela.
Ermida de S. Sebastião
A Ermida ou Capela de S. Sebastião situa-se numa elevação rochosa de onde se avista a foz do Ave, ali a dois passos. Aqui se reuniam os pescadores azurarenses para verificarem o estado do mar e decidirem se iniciariam ou não a faina piscatória.
Embora o traçado indicie ser românica, os dois pórticos são góticos, sem "enfeites", embora mais trabalhado o lateral. Em 2021 o edifício foi objecto de obras de recuperação, promovidas pelo Município de Vila do Conde-
Ermida de N. Senhora das Neves
Ermida de N. Senhora das Neves e Convento Franciscano de S. Donato
Junto ao cemitério de Azurara e ao Convento de S. Francisco situa-se a Ermida de Nossa Senhora das Neves, provavelmente a mais antiga capela de Azurara. Possui um altar de talha com a imagem da padroeira ao centro, ladeada pelas imagens de São Jerónimo e de São Gonçalo.
«No seu exterior é ladeada por um alpendre. Reza a lenda que neste local apareceu Nossa Senhora, em forma de pomba, a um pequeno pastor que acompanhava o seu rebanho. A festa de Nossa Senhora das Neves realiza-se todos os anos, no primeiro domingo de Agosto, e é também conhecida por Romaria dos Anéis. O arraial atraia, outrora, grande número de ourives que vendiam, aos rapazes, os anéis em ouro e chumbo com que estes agraciavam as suas pretendidas. Costume ligado a esta festa, e que ainda se mantém, é o de percorrerem a freguesia, 3 vezes ao dia, nos 9 dias que precedem a romaria, tambores, anunciando a festividade. Em tempos idos, o arraial organizava-se à volta da capela, tendo sido, posteriormente, transferido para a área envolvente da Igreja Matriz.» (1)
Para a Romaria dos Anéis os rapazes compravam a ourives vindos do Porto, anéis que depois ofereciam às raparigas.
Ermida de Sant'Ana
No topo duma íngreme calçada, com deslumbrante panorama sobre o Rio Ave e Vila do Conde situa-se a Capela de Sant'Ana, cuja fundação fontes documentais indicam ter sido anterior ao século XVI. Defronte da ermida, ergue-se um cruzeiro em substituição de um outro anterior, destruído por um temporal, no qual existia um nicho em que todas as noites se acendia um lampião de azeite cuja luz orientava os homens no mar.
Fotos em 2022 11 / 12
VER
Sem comentários:
Enviar um comentário
Uma Photographia por si só vale por mil palavras?