sábado, 9 de julho de 2022

Ferrovias (17) - Setúbal - Apeadeiro da Praça do Quebedo

 * Victor Nogueira

Na maioria dos casos as estações ferroviárias foram construídos nos arrabaldes, onde havia terrenos disponíveis, embora o crescimento urbano acabasse por envolvê-las na malha urbana. O apeadeiro do Quebedo nas cercanias da malha medieval facilitava o trânsito de passageiros. A linha férrea dividia a urbe em duas distintas, a Norte (freguesia de S. Sebastião ocupada por bairros de lata, insalubres, e por bairros dze habitação operária, de iniciativa dos organismos do Estado Novo. A ligação entre as duas zonas era permitida pelos viadutos ferroviários na Rua do Mirante e na Rua da Tebaida, enquanto que na zona do Quebedo existia uma passagem de nível com guarda, que em horas de ponta mas não só congestionava o trânsito automóvel, situação resolvida com a sua substituição por um túnel desnivelado, que já teve um mural alusivo a José Afonso, substituído em 2016 por painéis de azulejos, desenhados e pintados pelo artista Andreas Stöcklein. O conjunto homenageia escritores e artistas que estiveram ligados à cidade de Setúbal, ou por nascença ou por vivência, nomeadamente Bocage, Sebastião da Gama, Vasco Mouzinho de Quevedo, Luiz Pacheco e José Afonso.

O actual edifício ferroviário substitui o anterior, projecto do arquitecto Cotinell Telmo, concluído em 1935, A foto consta da Gazeta dos CF, nº 1475 (1949)

Passagem de nível com guarda, no Quebedo (in  Setúbal Ontem e Hoje)









Túnel das Fontainhas







Local onde existia a passagem de nível






Passagem pedonal e túnel









Chegada do comboio e trânsito de passageiros


Partida do comboio


Captura de imagens em 2022 07 09








Fotos em 2020 08 16

Fotos em 2020 08 16

VER

a ver passar o comboio, na apeadeiro do Quebedo, em Setúbal

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