* Victor Nogueira
2021 05 16 Foto Victor Nogueira - Setúbal - Avenida Luísa Todi / Praça Teófilo Braga - Mural publicitando o Crédito Agrícola "Juntos somos mais", executado em 2011. (Foto em 2018.01.23 - Canon 151_01)
VER Murais em Setúbal 22 - Crédito Agrícola e Luísa Todi
2019 05 16 foto de família – Luanda - a vivenda geminada na Praia do Bispo. onde morávamos. Na 1ª moraram, à esquerda os Bragança e à direita, sucessivamente, os Coimbra e os Fardilha. Na 2ª vivenda os Nogueira da Silva e, à direita, moraram, sucessivamente os Balsa e os Sequeira. Na 3ª vivenda moraram os Birrento e os Andrade Ferreira.
2016 05 16 foto victor nogueira - O SÉCULO O JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO EM PORTUGAL - MODAS & BORDADOS - CINÉFILO - VENDEM-SE AQUI --- A placa da esquerda estava na loja duma colega da Celeste, quando deu aulas na Canha, ali perto de Vendas Novas.
Da Canha retenho duas histórias. Uma, a da velhota surda que inventava o enredo das telenovelas, comentando que não era pessoal da Canha, pois não os reconhecia. mas sim de Vendas Novas. Para ela o mundo acabava pouco adiante.
Tal como para os alunos da Celeste, no Monte da Arouca (posteriormente UCP Soldado Luís), perdido nas margens do Rio Sado, de arrozais e montado, de acesso difícil, que ficaram admirados a vez que com a professora foram a Alcácer do Sal, a poucos km, espantadíssimos com o "monstro" que para eles foi o comboio visto pela 1ª vez.
A outra da Canha passou-se com o idoso latifundiário e médico do povoado, que ao ver as radiografias que mandara fazer à professora, comentou ao vê-las: "A senhora tem o estômago a desfazer-se", acrescentando "Mas o melhor é ir consultar outro médico que de radiografias nada percebo", deixando a doente muito apoquentada até à nova consulta, mas em Évora.
Da UCP Soldado Luís retenho a história dum trabalhador idoso, que estava eternamente reconhecido ao patrão Lince, o latifundiário, porque uma vez partira uma perna ao trabalhar e fora por este levado no jipe ao hospital na vila. Considerava isso um grande favor que lhe fora feito pois em seu entender o patrão não tinha essa obrigação..
As duas placas da direita foram por mim retiradas dum prédio em ruínas, ali em Paço de Arcos, perto dos "Queques da Linha", conjuntamente com um camião de madeira abandonado entre os destroços, que faz parte do meu Museu do Brinquedo.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Uma Photographia por si só vale por mil palavras?