O Palácio, cujo projecto é do risco do arquitecto Carlos Mardel, ocupava uma posição estratégica em relação ao primitivo núcleo urbano de Oeiras, sendo o acesso efectuado por um amplo e cenográfico terreiro. As portas do piso térreo abrem-se ao amplo jardim que prolonga o espaço de sociabilidade – os passeios, as merendas, os jogos, a música e a dança, fazem parte da componente recreativa da quinta, que exibe ainda cascatas, tanques, terreiro dos jogos e um pequeno cais, que permitia navegar na Ribeira da Laje.
.
A propriedade tinha também uma componente produtiva – os mais de 200 hectares da quinta possibilitavam um elevado rendimento, com gestão próxima de Sebastião José: azeite, vinho, frutas e cereais, uma unidade modelar à época. Parte dos terrenos estão actualmente integrados na Estação Agronómica de Oeiras. O Palácio, os jardins e a Casa da Pesca estão classificados como Monumento Nacional desde 1953
Visitar o palácio marquês de Pombal, é ter a oportunidade de contemplar um dos melhores conjuntos decorativos do período pombalino, rico em estuques e azulejos. Nos jardins, destacam-se as várias peças de estatuária, os bustos de mármore, bem como os vários muretes e escadarias revestidas de azulejos. (texto adaptado do site da CMO)
Esta minha nova visita tinha como objectivo a série Águas em Oeiras, com novo levantamento fotográfico, incluindo a Fonte do Povo, que não consegui localizar. Hoje sem água, os tanques outrora deveriam refulgir e refrescar o ambiente, num murmúrio de águas mansas e cristalinas misturado com o sabor odorífero de flores e árvores de frutos mesclados com o trinado das aves. Os conjuntos escultóricos espalhados pelos jardim são da autoria de Machado de Castro. Os azulejos reproduzem cenas de lazer da nobreza e dos trabalhos agrícolas.
As instalações agrícolas não são acessíveis ao público; nem o Lagar de Azeite (outrora Galeria Municipal onde visitei algumas exposições) nem a Adega (ocupada pelos Serviços de Informática). Contudo logrei que me deixassem ter uma visão da adega para lá das poetas envidraçadas que a encerram.
Estação Agronómica de Oeiras
Os Jardins e o Palácio (Clicar na foto para ampliar)
Vista parcial das propriedades do Marquês de Pombal (Clicar na foto para ampliar)
(Google Earrh)
Ribeira da Laje
Cascata dos Poetas
Cais de embarque
Ribeira da Laje
O Palácio
A lixeira a céu aberto ou no melhor pano cai a nódoa
Fonte dos Embrechados
interior da Fonte dos Embrechados
Terraço das Araucárias
Figuras de convite
Figuras de convite
Cascata dos Poetas
Fonte das 4 Estações (antiga Horta ajardinada)
Jardim das Merendas
Antigo Lagar do Vinho
Antiga Horta Ajardinada e Jardim das Merendas
Antigo Lagar de Azeite
Casa da Malta (?)
fotos em 2017.09.11
OUTRAS PUBLICAÇÕES SOBRE ESTE PALÁCIO E SEUS JARDINS
PODE FAZER O DOWNLOAD DUM FOLHETO EM
Sem comentários:
Enviar um comentário
Uma Photographia por si só vale por mil palavras?