* Victor Nogueira
2020 12 19 / / 2025 10 07 - Foto victor nogueira - Amarante - painel de azulejos na ponte sobre o Rio Tâmega, representando uma azenha (GEDC1225)
2022 05 17 / 2025 10 08- «A Casa da Azenha foi construída por António José da Silva, apelidado de “Lapuz”, que casou com Joaquina Rosa, em 1851, esta do lugar de Medros em Barcelinhos. A autorização data de 1872, e a licença possibilita a construção de uma “casa de pedra e cal” e outra, na margem oposta do rio, em madeira. A de pedra e cal é a atual Casa da Azenha, a da margem esquerda era a serração de madeira movida com roda vertical que as imagens da época bem retratam.
O edifício tem três pisos, o superior onde se instalou a casa de habitação, o intermédio apelidado de sobrado é onde se encontram as mós que são acionadas pelo engenho no piso inferior, também visitável.
O imóvel foi adquirido pela Câmara Municipal de Barcelos em agosto de 1993 e recuperada em 2003. Depois de várias funcionalidades, em 2025 é reconhecida como Museu de Território, pela CCDRN, num enquadramento de investigação molinológica e de recuperação de usos e costumes, associados à moagem, mas também às distintas atividades subsidiárias do rio, como a pesca, a serração de madeira, a lavagem da roupa e as barcas de passagem.
A Casa da Azenha tem como missão a salvaguarda do património material e imaterial, na defesa da memória e identidade barcelense.» in https://www.cm-barcelos.pt/viver/cultura/casa-da-azenha/
2025 10 15 Foto victor nogueira - Caldas da Rainha - Azenha (rolo 208 - 0019) Soube mas já esqueci o nome desta azenha e o loçal dentro da cidade onde se loaliza(va)
2025 10 18 - Foto victor nogueira - (Goios) - Azenha junto ao ribeiro do Souto que vai desaguar na Ribeira do Neiva, que por seu turno é afluente do Rio Este que desagua no Rio Ave.
Goios é uma freguesia do Concelho de Barcelos, donde era natural o meu avô Barroso. A ribeira passa nas trazeiras da Casa dos Vitorino, dos meus bisavós maternos, situando-se a meio caminho entre esta e a Igreja paroquial de N. Sra do Ó, junto à Casa dos Serra.
2025 10 19 - Fotos victor nogueira - roda duma azenha ou moinho de água
A água faz girar a roda que por sua vez impulsiona o movimento das mós que produzem a farinha. Mas as azsnhas yamb´m podem ser utilizadas para produzir electrxicidade. Não anotei na altura onde se localiza(va) o moinho das fotos. Na fábrica da Barcarena um moinho dste género era utilizado para produzir pólvora.
2025 10 21 - Foto victor nogueira - Barcarena (Oeiiras) - azenha da Fábrica de Pólvora (GEDC0407). Nem só para moer grão servem as azenhas. esta servia para o fabrico de pólvora.
«A "azenha da fábrica de pólvora da barcarena" refere-se ao sistema hidráulico que movia os engenhos de produção da fábrica, utilizando a força da água da Ribeira de Barcarena. Este sistema incluía um reservatório, canais subterrâneos e uma galeria onde ficavam as azenhas, que transmitiam o movimento aos engenhos de moagem (engenhos de galgas). Em caso de falta de água, o sistema podia ser complementado pela tração animal, como bois.
Funcionamento: A água era armazenada num tanque e depois direcionada através de canais subterrâneos para uma galeria que abrigava as azenhas. As azenhas movidas pela água impulsionavam os engenhos de galgas, que serviam para misturar os ingredientes da pólvora (enxofre, salitre e carvão).
Complemento animal: Quando o caudal de água era insuficiente, o trabalho era completado com bois que acionavam os engenhos.
Localização: Este sistema fazia parte do complexo da Fábrica da Pólvora de Barcarena, em Oeiras, e a galeria onde as azenhas ficavam ainda é visível na área musealizada.
Inovações: A tecnologia evoluiu ao longo dos séculos, com a introdução de melhorias e a substituição da tração animal pela energia hidráulica e, mais tarde, pela eletricidade e energia a vapor.» (AI Overview)
Caldas da Rainha -- Azenha João Manuel (demolida)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
%20-%20Azenha%20junto%20ao%20ribeiro%20do%20Souto%20que%20vai%20desaguar%20na%20Ribeira%20do%20Neiva.jpg)

%20-%20azenha%20da%20F%C3%A1brica%20de%20de%20P%C3%B3lvora%20(GEDC0407)..jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Uma Photographia por si só vale por mil palavras?