segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Fotos de capa em Setembro - 2014 a 2016, no Kant_O dos Olhares

 * Victor Nogueira


2014 04 21  Foto Victor Nogueira - 1974 -75 - cartazes e murais de abril 01 - Mora (Alto Alentejo)

2014 09 29 Foto Victor Nogueira - Rio Este (afluenrte do Rio Ave) em S. Miguel de Arcos


2014 09 30 foto Victor Nogueira - Mural em Lisboa

2015 09 01 foto victor nogueira - 2000 em aldeamento turístico nos arredores de Tavira  (Aldeamento Cabanas da Rainha), com a FP


2015 09 03 foto victor nogueira . Mindelo - contra-luz da Igreja  de S. Pedro dos Mareantes

2015 09 11 foto victor nogueira - limoeiro em Portas da Maia (Macieira da Maia) - DUAS CANTILENAS

2015 09 16 foto victor nogueira - noite de temporal no Mindelo


2015 09 20 foto victor nogueira  - Setúbal - restaurante 'kefish'

2015 09 22 foto victor nogueira - Alcácer do Sal - embarcações no Rio Sado
 

2015 09 27 foto victor nogueira - sombras na casa  do Mindelo

2016 09 13 foto victor nogueira - no Rio Ave, em Vila do Conde, entre a réplica duma nau quinhentista e o Convento de Santa Clara

2016 09 20 foto victor nogueira - Mindelo - exemplares dos produtos da horta, no meu quintal

2016 09 28 foto victor nogueira - Vila do Conde - kayak no Rio Ave

Fotos de capa em Setembro - 2012 e 2013, no Kant_O dos Olhares

 * Victor Nogueira


2012 09 02 Foto Victor Nogueira - Cascais - esplanada


2012 09 04 Foto Victor Nogueira  - Vila Ruiva (Cuba) - Igreja Matriz de N. Sra da Encarnação


2012 09 06 Foto Victor Nogueira -Amora - Quinta da Atalaia - Festa do Avante 1988


2012 09 07 Foto Victor Nogueira - Amora - Quinta da Atalais - Festa do Avante 1998


2012 09 15 Foto Victor Nogueira -  Festa do Avante 2012


2012 09 18 Foto Victor Nogueira - Cartaxo


2012 09 20 Foto Victor Nogueira - Cartaxo -  placa toponímia do Real Automóvel Club de Portugal

2012 09 25 Foto Victor Nogueira - Évora - 1976 - Festa da Liberdade


2012 09 29 Foto Victor Nogueira - Amora - Quinta da Atalaia - Festa do Avante 2012 

2012 09 30 Foto Victor Nogueira -Évora - num voo pilotado pelo Seruca Salgado em Dezembro de 1974


2013 09 02 Foto Victor Nogueira - Lisboa - reflexo de cão amordaçado, à janela

2013 09 06 Foto Victor Nogueira - Lisboa - nocturno na Praça do Comércio, antigo Terreiro do Paço


2013 09 15  Foto Victor Nogueira - Península de Setúbal - Serra da Arrábida - Convento Novo

2013 09 20 Foto Victor Nogueira - Cascais - banhistas na praia


2013 09 21 Foto Victor Nogueira - Lisboa - arco da Rua Augusta (nocturno)

2013 09 23 Foto Victor Nogueira - Setúbal - Praça de Bocage

2013 09 25 foto Victor Nogueira - Setúbal - Serra da Arrábida - Praia da Fgueirinha 

2013 09 29 Volpedo - o 4º estado 

sábado, 21 de setembro de 2024

José Pacheco Pereira - O que as fotografias não querem dizer, mas dizem

Nas fotografias mais institucionais, cerimónias no Estado Novo, o que mais impressiona é a pompa oficial, a falta de naturalidade seja de que tipo for, as poses e a coreografia estereotipada.

» José Pacheco Pereira

21 de Setembro de 2024 


Eu já vi milhares, muitos milhares de fotografias. Fotografias comuns e pouco comuns entram no Arquivo Ephemera todas as semanas, quer por oferta, quer por aquisição em feiras e velharias, em caixas, sacos ou álbuns familiares ou institucionais. Estamos a falar de fotografias pré-digitais, em negativos e papel, cobrindo o final do século XIX, e todo o século XX. As fotografias mais antigas são na sua maioria tiradas em estúdios fotográficos ou por fotógrafos amadores com equipamento. Depois dos anos 30 do século XIX a maioria das fotografias de que falo são tiradas em máquinas individuais, de qualidade desigual, propriedade de familiares das pessoas fotografadas ou de habitantes, ou viajantes, dos locais que fotografam. São de um modo geral de formatos pequenos, mesmo muito pequenos nas máquinas mais pobres. A dimensão das fotografias, antes do seu conteúdo, também tem uma hierarquia social.


Há nas fotografias comuns, familiares e pessoais, padrões que são reveladores de mentalidade, de práticas sociais, da forma como as pessoas se querem mostrar ou se ver, ou registar eventos pessoais e familiares ou nalguns casos institucionais, de empresas ou eventos públicos. Como estamos a falar de milhares de fotografias, esses padrões envolvem a percepção do que se fotografa. Por exemplo, crianças são uma “praga”, chamemos-lhe assim, bebés nus ou vestidos de marinheiro, em cima de peanhas ou ridiculamente em poses encenadas, as meninas com vestidos de tule, uma panóplia de criancinhas muitas vezes forçados a ficarem quietas por uns minutos para serem fotografadas. Significativo de como olhar mudou, algumas das fotografias de crianças nuas hoje seriam vistas como pedofilia, como sexo em destaque, aliás como também o mesmo aconteceria com a publicidade da Nestlé com bebés.


Como estamos num país católico, há fotografias dos sacramentos, em particular três, baptismo, comunhão e casamento. Os outros sacramentos quase não são fotografados. No caso da comunhão, as fotografias de adolescentes do sexo feminino são muitas vezes difíceis de distinguir das do casamento. E casamentos são milhares, podemos perceber que, naquilo que as pessoas não querem, as fotos de casamento são das primeiras a serem deitadas fora. Toda a coreografia dos casamentos está a ser estudada no Arquivo Ephemera e dará uma exposição que será surpreendente. Como sempre entendemos, o valor da quantidade, que tem pior fama do que a qualidade, permite perceber coisas novas.

Toda a coreografia dos casamentos está a ser estudada no Arquivo Ephemera e dará uma exposição que será surpreendente


ara além das crianças, há bastante menos fotos de adolescentes, ou de jovens adultos, começando em seguida uma série de fotos estereotipadas: praia, junto de um carro novo, em almoços em restaurantes onde há um fotógrafo, reuniões de empresas, viagens. Depois há fotos de adultos mais velhos, muitas vezes de casais, arranjadas em combinações com sentido patriarcal, para presidirem à memória familiar.


Muitos outros aspectos estão presentes nestas fotografias absolutamente comuns, vestuário, posturas, encenações. É possível ver a pobreza, mas só espreitando ocasionalmente. A pobreza não é matéria destes tipos de fotografias.

 

Quanto às fotografias mais institucionais, cerimónias no Estado Novo, desfiles, missas, visitas de ministros, o que mais impressiona em grande número é a pompa oficial, a falta de naturalidade seja de que tipo for, as poses e a coreografia estereotipada. Claro que quando se olha para o detalhe vê-se muita coisa que nestas fotografias que não é para ver, as cortinas puídas, os vasos partidos, os móveis estragados, os tapetes gastos. E, no conjunto das grandes encenações, a miséria política da ditadura, mas também o papel dos militares e da igreja.



O exemplo que ilustra este artigo tem a seguinte legenda: 'Festa da Legião Portuguesa. Prior de Sesimbra falando aos legionários' e é datada de 28 de Maio de 1939


O exemplo que ilustra este artigo tem a seguinte legenda: “Festa da Legião Portuguesa. Prior de Sesimbra falando aos legionários” e é datada de 28 de Maio de 1939. O Prior está a berrar no comício, inflamado pela festa legionária que ocorre em Setúbal, em vésperas da II Guerra Mundial. À sua volta está no palanque a burguesia local vestida a rigor e alguns militares, ao seu lado, um legionário pouco marcial, em baixo um rapaz pobre e um negro. O resto das fotografias deste comício incluem condecorações e marcha dos legionários com as espingardas anacrónicas. Tudo medíocre, provinciano, uma imitação paupérrima dos regimes nazi e fascista. Mas, não nos enganemos, o Prior está lá como padres, bispos e cardeal por todo o lado, mostrando o papel da igreja, mas, no seu conjunto, esta gente engalanada e triste era perigosa.


O poder da fotografia é mostrá-lo demasiado bem.

O autor é colunista do PÚBLICO   

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Fotos de capa em Setembro, de 11 a 20 no Kant_O dos Olhares, de 2012 a 2024

 * Victor Nogueira


2012 09 15 Foto Victor Nogueira -  Festa do Avante 2012

2012 09 18 Foto Victor Nogueira - Cartaxo


2013 09 15  Foto Victor Nogueira - Península de Setúbal - Serra da Arrábida - Convento Novo

2015 09 11 foto victor nogueira -Lmoeiro em Portas da Maia (Macieira da Maia) - DUAS CANTILENAS


2015 09 16 foto victor nogueira - Noite de temporal no Mindelo 

2016 09 13 foto victor nogueira - No Rio Ave, entre a réplica duma nau quinhentista e o Convento de Santa Clara


2017 09 14 foto victor nogueira - Sombras em Paço de Arcos

2019 09 13 foto victor nogueira - Mural em Setúbal, numa antiga discoteca (foto em 2018.07.31)


2019 09 18 fotos de estúdio - Quem são estes personagens, desconheço

2020 09 13  - Auticolantes da autoria de jj castro ferreira - Agro Barroso


2021 09 11 Fotos victor nogueira  Setúbal Caixas da EDP . Pinturas

2023 09 11 Foto victor nogueira - Pinhal Novo - antiga estação ferroviária, actual Museu Ferroviário  (IMG_92742022 04 21)


2023 09 13 Foto victor nogueira   - Grafito em Setúbal, na Rua Almeida Garrett (Bairro Salgado) 2021 07 21 IMG_5150 

2023 09 14 Foto victor Nogueira - Setúbal - sol e sombra no Miradouro de S. Sebastião, no Largo dos Defensores da República


2024 09 12 Fotos Rui Pedro - 2024 09 48ª Festa Avante!

2024 09 16 Foto victor nogueira - 2018 - 42ª Festa do Avante - A roda ggante  (IMG_8520) 


2024 09 17 Foto victor nogueira  - Lisboa Palácio das Laranjeiras Teatro Thalia em 1998 (rolo 235)


2015 09 19 foto victor nogueira - Contra-luz em Vila do Conde

2020 09 19 foto victor nogueira - Os jardins suspensos da Lanchoa, com o Parque Verde a seus pés, e Palmela,  o Estuário do Sado  e Sines no horizonte.


2023 09 19  Foto victor nogueira - Mindelo Praia da Gafa (2022 11 15  MVI_0899_Moment)


2024 09 19 Foto victor nogueira - Manhã de nevoeiro em Secúbal (2024 09 18 IMG_5101)


2012 09 20 Foto Victor Nogueira -Cartaxo -  placa toponímia do Real Automóvel Club de Portugal

2013 09 20 Foto Victor Nogueira - Cascais - banhistas na praia


2015 09 20 foto victor nogueira  - Setúbal - Restaurante 'Kefish'


2016  09 20 foto victor nogueira - Mindelo - exemplares dos produtos da horta, no meu quintal