* Victor Nogueira
2020 02 08 Foto jj castro ferreira (?) - Em Luanda, na Praia do Bispo, o Zé Luís fazendo tropelias a um dos gatos enquanto o pai dos tratadores lia o jornal, à mesa das refeições, no quintal. Em segundo plano está o quadro negro dos estudos e das bonecadas do caçula.
À esquerda, não aparecendo em qualquer foto, ficava um baloiço. Creio que até determinada altura também houve um balancé, construídos pelo nosso pai.
No quintal havia árvores de fruto: mamões, papaias, bananas, e fruta-pinha, para lá de gindungueiro (piri-piri), ervilhas e feijão verde. Não me lembro de também havia couves.
2020 02 12 MENS foto jj castro ferreira - na Praia do Bispo, em Luanda
2020 02 19 foto jj castro ferreira - Luanda e Praia do Bispo - Aqui está o Zé de braço ao peito, engessado, em 1959. Andava numa escola primária oficial perto da Direcção Provincial de Obras Públicas onde o nosso pai trabalhava.
Ao sair das aulas, aflito para ir à casa de banho, desatou a correr até ao Gabinete do Nogueira da Silva, quando tropeçou e pimba, caiu e partiu o braço, que ficou em ângulo recto para grande susto dele.
Alguém na rua providenciou o seu transporte para o banco do Hospital Maria Pia (actual Josina Machel), ao cimo da então Avenida Álvaro Ferreira (actual Avenida do I Congresso do MPLA), e de lá telefonaram ao nosso pai para ir buscá-lo.
2020 02 19 foto JJ Castro Ferreira,1958.10.10 - em Luanda, na Praia do Bispo, os 4 da vida airad - Donald Duck, Remendado, Pituca e Vira-Lata
2020 03 06 foto jj castro ferreira - Luanda - pescadores e o dongo, com a vara de ximbicar, na baía entre a Praia do Bispo e a Ilha do Cabo
2020 09 16 foto victor nogueira - na Praia do Bispo
2021 09 04 Foto de Família - Em Luanda, na Praia do Bispo, preparando o embarque no 'gasolina'
2022 02 22 Foto jj castro ferreira - Na Praia do Bispo, em Luanda
Na 2ª vivenda geminada a nossa casa era a da esquerda, Presumo que o grupo de pessoas, á esquerda, no areal, é constituído pela minha mãe pelo Zé Luís e pelo escriba. Vê-se também uma parte do paredão que protegia a avenida das investidas das alterosas calemas, isto é, das marés vivas.
Nesta altura a praia já não era límpida nem salubre, pois no areal desembocavam os esgotos em enormes canos que na maré baixa ficavam a descoberto, esventrados nalguns dos troços.
Presentemente o braço de mar está completamente assoreado, pelo que as vivendas deixaram de estar á beira-mar.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Uma Photographia por si só vale por mil palavras?