* Victor Nogueira
Ao estacionar na Praça de S. João Evangelista para comprar pão numa das padarias aí existentes, reparo que está aberta a porta da igreja paroquial de S. João Evangelista, construída no século XVIII. No interior desta existem alguns elementos provenientes do anterior templo, que foram aproveitados para a construção do actual. Em frente encontra-se o cruzeiro e a praça que homenageia o padroeiro da freguesia, que foi curato do Convento de São Salvador de Moreira - Maia. Nesta praça, hoje com um amplo largo relvado e um parque infantil, realizava-se outrora uma pequena feira semanal. No longilíneo edifício de habitação ali construído, o piso térreo está ocupado por estabelecimentos de comércio, diversificados.
Cruzeiro
Fotos em 2021 09 17 Canon 196_09
O Largo da Igreja, contíguo à Praça de S. João Evangelista, com o seu parque infantil, é uma encruzilhada donde irradiam ou para onde convergem as Ruas da Estação, da Praia, da Fonte e da Igreja, Esta entronca na Rua da Lameira que por sua vez termina na Rua da Estação.
Na Praça de S. João encontram-se a Igreja do séc. XVIII, o cruzeiro e, nela e nas ruas adjacentes, algum comércio e serviços: drogaria, agência bancária, padaria, cafés e pastelarias, mini-mercado, vestuário, mini-mercearias, cabeleireiras, dentista, fisioterapaia, papelarias, pronto-a-comer, imobilária, florista, agência funerária - o cemitério é ao lado - comida para animais, veterinário, talho, ... Onde hoje é a Praça era um campo onde ao domingo se realizava um pequeno mercado, não de produto alimentares
E na Rua da Igreja casas de lavoura, não muito grandes, é certo. Parte desta rua situa-se numa depressão, por onde corre uma vala ou ribeira.
Placas toponímicas - encruzilhada de caminhos
Cruzeiro
Cemitério
Neste local são sempre afixados cartazes do PCP ou da CDU, apesar de na feguesia ser inexpressiva a votação nestas forças políticas
Fotos em 2016.09 e 2016.10.06/07
Cemitério
Cruzeiro - No local deste edifício havia um campo agrícola, onde aos fins de samana se comerciavam produtos. O Cruzeiro foi deslocado da posição primitiva e já não tem o pequeno gradeamento em redor.
LUGAR DA IGREJA (paroquial de S. João Evangelista)
Nesta zona se situa o coração mais antigo da freguesia, coexistindo edifícios antigos e casas de lavoura (estas em Angeiras) com edifícios recentes. Encontram-se aqui um parque infantil, cafés com padaria, tabacarias, um banco (Caixa de Crédito Agrícola), cabeleireira, drogaria materiais de construção civil, escritório de contabilidade, entre outras actividades de comércio e serviços. O talho onde me abastecia e a taberna que vendia os jornais encerraram.
Fotos em 2014 09 GEDC
Cruzeiro em 1983 (rolo 56)
Cruzeiro no Largo da Igreja - 1983 08 (rolo 72)
À esquerda era um campo de milho, entre a Igreja de S. João Evangelista e o Cemitério, onde regularmente se realizava um pequeno mercado ao ar livre. Actualmente nesse campo foi edificado um edifício de apartamentos, com lojas no piso térreo, e uma placa relvada defronte, com parque infantil e algumas árvores.
Mindelo - Cruzeiro no Largo da Igreja - 1983)
VER
Sem comentários:
Enviar um comentário
Uma Photographia por si só vale por mil palavras?