segunda-feira, 3 de maio de 2021

a Vila Luz, no Bairro Salgado, e a fábrica conserveira

 * Victor Nogueira


Setúbal, no Bairro Salgado, numa tarde soalheira e primaveril, em Maio

Pela cidade muitas esplanadas de estabelecimentos de restauração estavam abertas e cheias de clientes, alguns aguardando vez, enquanto inúmeros carros circulavam pelas ruas e à beira mar as pessoas passeavam e os automóveis engarrafavam o trânsito, quase todos estilo rebanho maria-vai-com-as-outras ou formiga-no-carreiro.

Passeio pela cidade a cavalo no Fiesta II, buscando murais e conjuntos escultóricos novos para registo fotográfico. Paro no Bairro Salgado de novo, para fotografar o que resta do tempo antigo. O camartelo actualmente poupa mais edifícios, mantendo muitas vezes apenas o exterior. 

Aqui, no limite Norte do Bairro Salgado que é a Rua Almeida Garrett, onde se situava o antigo Convento de S. João Baptista, novos edifícios surgem no que foram os terrenos onde esteve instalada uma fábrica de conservas de peixe, há muito desactivada e agora demolida.






Paredes-meias com uma vivenda centenária, a "Vila Luz" (24.6.1921), está em construção um novo edifício, de linhas rectilíneas, possivelmente designado "Arca de Noé", se for correcta a informação veiculada no local por um painel publicitário que o comercializa.

Como referi, esta vivenda, com logradouro, é circunvizinha duma demolida fábrica conserveira, sendo possivelmente residência do seu proprietário, pois a fachada poente está voltada para a mesma, diferindo da virada para nascente.











Fotos em 2021.05.02 (Canon 192_05)


Esta foto do Google Maps regista, em 2021, à direita o terreno da antiga fábrica conserveira, ao centro, destacada, a Vivenda Luz e à direita o antigo Convento de S. João, com o seu claustro. O terrenos para norte, atá à Avenida da República Guiné-Bissau, presumo que tenham pertencido a cerca deste.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma Photographia por si só vale por mil palavras?