domingo, 20 de dezembro de 2020

fontenários e chafarizes 35 - Atalaia (Montijo) (Fonte Santa ou da Senhora)

 * Victor Nogueira



Atalaia (Montijo) - Santuário de N. Sra da Atalaia (século. XVIII), ao cimo da escadaria arborizada com algo de monumental; no templo ex-votos, descrevendo com ingenuidade graças divinas ou milagrosas. No início da escadaria existe um fontenário encimado por uma figura; no terreiro, cá em baixo, um alvo cruzeiro renascentista, protegido por um coberto assente sobre quatro colunas; da igreja avista-se a paisagem em redor, até um horizonte relativamente longínquo. No interior da igreja, que simpaticamente abrem para nos possibilitar a visita, existem azulejos narrando a vida da Virgem Maria e algumas imagens pobres, para além dum altar mor de talha dourada. 

A povoação é de casas térreas, algumas com barras azuis, com alguns largos simpáticos. Da toponímia da Atalaia  destaco a rua  e a travessa  dos Círios, as Escadinhas do Adro da Igreja, as ruas 28 de Setembro e a dos  Operários, as  travessas dos Operários e a da  Liberdade.

Nas traseiras da igreja existe a Fonte da Senhora ou Fonte Santa, onde segundo a tradição teria aparecido a imagem da Sra. da Atalaia. (Notas de Viagem, 1998.01.09) 

VER  santuários 23 - Nossa Senhora da Atalaia (Montijo)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma Photographia por si só vale por mil palavras?