* Victor Nogueira
Aqui se dá notícia de chafarizes e similares em Caminha, Vilar de Mouros, Vila Nova de Cerveira e Vila Real
Caminha
Caminha - Obra renascentista do canteiro portuense João Lopes, o Velho. Situa-se na Praça do Conselheiro Silva Torres, popularmente conhecida por Terreiro, em frente à Torre do Relógio que era a porta principal da antiga cerca medieval de Caminha.
Foi iniciado em 1551, e concluído em 1553; a sua água foi encanada subterraneamente desde uma nascente em Moledo, a cerca de 4 km de distância. Está composto de três taças sobrepostas, de tamanhos crescentes, dispostas sobre um eixo vertical. A decoração é uma combinação de elementos geométricos e figuras mitológicas.
É o segundo de um trio de chafarizes similares da autoria do mesmo canteiro, iniciado em Pontevedra (na Galiza), e concluído com o Chafariz da Praça da Rainha em Viana do Castelo. /Wikipedia)
Caminha - Igreja da Misericórdia - A igreja foi iniciada em 1559. Da primitiva construção apenas resta o portal principal. No lado oeste existe uma pequena loggia de dois pisos constituída por arcos de volta perfeita, que dá acesso ao consórcio. (Wikipedia)
Vilar de Mouros
Vila Nova de Cerveira
(foto Isabel CF)
Vila Real
Sem comentários:
Enviar um comentário
Uma Photographia por si só vale por mil palavras?