* Victor Nogueira
Nesta publicação figuram os fontenários ou chafarizes na antiga Rua de Alconchel, na Praça do Giraldo, no Jardim Público e nas Portas de Avis .
Este chafariz pertence ao grupo de fontanários quinhentistas erigidos no tempo do cardeal Dom Henrique, tal como o chafariz do Largo de Avis e o das Portas de Moura, integrando-se num conjunto de fontes e chafarizes, urbanos - Fonte Nova) - periurbanos - Chafariz do Rossio de São Braz e Chafariz das Bravas - e rurais - Chafariz da Quinta do Arcediago. Os mais antigos são o Chafariz das Bravas e Chafariz Del-Rei que remontam ao séc. XV. (SIPA). Há outros chafarizes no Largo dos Mercadores e mo Largo dos Coleciais, para além do existente no claustro da antiga Universidade de Évora e na sua Sala do Lavabo.
(foto Rui Pedro)
Praça do Giraldo O Chafariz renascentista projectado por Afonso Álvares. ligado ao Aqueduto da Água da Prata, foi construído em 1571 em mármore branco rematado por uma coroa de bronze. Segundo a tradição as oito carrancas correspondem às oito ruas que desembocam na praça.
VERÉvora - Aqueduto da Água da Prata
Sem comentários:
Enviar um comentário
Uma Photographia por si só vale por mil palavras?