Foto victor nogueira - Aqueduto da Usseira (Óbidos) rolo 216 (1998.01.13)
Usseira é a terra que deu nome ao aqueduto que abastecia Óbidos de água, construído no século XVI. Resolvo ir visitá-la, seguindo pela estrada velha que liga as Caldas da Rainha a Torres Vedras, estrada cheia de curvas e agradavelmente arborizada no vale transposto pelo viaduto da IC 1. Dos pontos mais altos avistam-se os campos, cabeços e povoações nos arredores, designadamente do lugar dos Moinhos da Usseira. Uma placa indica uma estrada secundária, mas chegado à povoação ninguém sabe onde fica a nascente ou mãe de água do aqueduto. Resta a visita à aldeia, longilínea, com casas arruinadas, um moinho de vento caiado e conservando ainda a estrutura das velas, vinhedos pelos campos. Da toponímia retenho nomes interessantes; ruas do Rio, do Canto, do Poço do Concelho, Principal, das Arigueiras, da Espinheira, do Outeiro, da Boavista, da Pereira ...
Regresso a Óbidos e resolvo seguir ao longo do aqueduto, rumo a Navalheira, mas a edificação perde-se por dentro dum portão, e fico sem chegar à nascente por esta via, a cavalo no automóvel. (Notas de Viagem, 1997.12.02)
A vila de Óbidos, seguia , está cercada pelas muralhas e numa das extremas situa-se o castelo medieval, altaneiro, com as suas torres quadrangulares ou cilíndricas. As casas, brancas na sua maioria, com os cunhais pintados de ocre ou de azul, estão engalanadas de flores naturais. Desembocando junto às muralhas, a arcaria do aqueduto de Usseira com cerca de três quilómetros, que abastecia a vila. (Notas de Viagem, 1997.06.28)
~~~~~~~
Gravura de Maria de Fátima Santos - «um desenho que fiz deste aqueduto na zona de Óbidos»
~~~~~~~
Gravura de Maria de Fátima Santos - «um desenho que fiz deste aqueduto na zona de Óbidos»
Sem comentários:
Enviar um comentário
Uma Photographia por si só vale por mil palavras?