* Victor Nogueira
foto victor nogueira - rolo 219 - Porto Salvo coreto 1998.01.26, junto à Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo. Ao fundo e à esquerda a Capela de Porto Salvo, abaixo referida, nas Notas de Viagens.
O coreto foi «oferecido pela Junta de Freguesia de Oeiras ao Povo de Porto Salvo» em 1927
O coreto foi «oferecido pela Junta de Freguesia de Oeiras ao Povo de Porto Salvo» em 1927
PORTO SALVO - Povoação vítima da urbanização desregrada, Porto Salvo conserva a Igreja de N. Sra da Apresentação, de meados do século XVII, local que foi de peregrinação e onde se realiza uma festa anual, sem o brilho de outrora, perdida a importância das artes da pesca e dos pescadores e navegantes
Abaixo da Igreja um terreiro, usado para mercado, com fontanário e coreto.
A Ermida foi construída em cumprimento duma promessa feita por marinheiros, que perdidos no mar, haviam dito que a ergueriam no primeiro cabeço que avistassem junto à costa.
Um dos dois paineis de azulejos existente no alpendre,ambos representando milagres da padroeira, encontra se bastante degradado. Esta igreja possui dois cruzeiros, um no meio do adro e outro adossado à fachada principal.
Persistem no núcleo antigo edifícios com as características de outrora: casas térreas ou com dois pisos, com pátios e respectivos anexos, como celeiros, adegas e currais. Como não podia deixar de ser nesta zona e não só, tem a inevitável rua Marquês de Pombal, para além de topónimos como o Casal das Chocas e as ruas do :Casal do Deserto, das Portelas, da Ribeira de Porto Salvo, da Fonte, da Lameira, da Oliveira ou na Tapada do Linho. (Notas de Viagem, 1997)
Foto victor nogueira - rolo 219 - Porto Salvo 1998.01.26, Igreja de N. Sra da Apresentação
Sem comentários:
Enviar um comentário
Uma Photographia por si só vale por mil palavras?