Poderia esta desafogado espaço urbano ser considerado em várias "séries": "Recantos de Setúbal", "Águas em Setúbal e Azeitão", "Brasonarias" ou "Via Sacra em Setúbal". Nas três últimas já foi inserido e nos "recantos" ... bem, o novo arranjo urbanístico deu-lhe um ar ascético, desafogado, quiçá desolado, ao retirar-lhe a esplanada, dificilmente podendo considerar-se "recanto" o que se tornou espaço de passagem.
O que sobressai é evidentemente o Chafariz do Sapal, que outrora esteve no antigo Largo de Sapal, actual Praça do Bocage. Mas também merecem referência a antiga Igreja da Anunciada, com Hospital anexo, que foi quartel de bombeiros e que com nova valência ficou completamente descaracterizada, perdendo as excelentes condições acústicas para espectáculos musicais. De referir também a Capela de S. Marçalo (Via Sacra) e oliveira ecuménica da Paz, recentemente plantada.
Entrada nobre de palacete
Ao fundo à esquerda a antiga Enfermaria dos Frades Arrábidos no Hospital da Confraria de N. Sra da Anunciada, em 1851 integrado na Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal
Fonte do Sapal
O antigo hospital é actualmente o Paço Episcopal; a Diocese de Setúbal, foi erecta em 16 de Julho de 1975
Monumento à Resistência ao Fascismo, na Avenida Luísa Todi
Capela de S. Marçalo e oliveira ecuménica da Paz. Esta capela insere-se na Via Sacra
(foto inferior de 2017.07.05)
antiga Igreja de N. Sra da Anunciada
Fonte do Sapal
fotos em 2017.08.10
Google Earth
Bom dia, Victor!
ResponderEliminarGostei desta " Visita" guiada!
Adorei a Oliveira da Paz!
Obrigada!