* Victor Nogueira (fotos)
"Em 1885, com a instalação no Castelo [de Palmela] de um Heliógrafo (a) para o serviço militar de transmissões telegráficas óticas, a telegrafia militar fica sediada neste edifício – conhecido como Casa dos Radiotelegrafistas - até à transferência em 1993, para a Serra da Arrábida, do último posto retransmissor que o Exército possuía em Palmela.
A coleção exposta - maioritariamente oriunda do Museu da Arma de Transmissões do Exército Português - inclui espólio representativo dos meios de transmissão físicos e sonoros, visuais e óticos (destaque para a telegrafia ótica), elétrico-eletrónicos (material telefónico e telegráfico), manuais de instrução, material de linhas e de medida e ensaio, equipamento TSF e de feixes hertzianos. A faixa cronológica estende-se do período islâmico à Guerra Colonial portuguesa." (http://www.waymarking.com/waymarks/WMFP8T_Espao_de_Transmisses_Militares_Palmela_Portugal)
a) O heliógrafo, ou telégrafo óptico, é um aparelho que utiliza o reflexo dos raios solares num espelho para transmitir um código. Em dias de excepcional visibilidade, pode transmitir uma mensagem a dezenas de quilómetros.
heliografo
cesto para pombos correios
telégrafo morse
central telefónica (PBX)
fotos em 2017.01.24
Sem comentários:
Enviar um comentário
Uma Photographia por si só vale por mil palavras?