Quinta-feira, 02/09/2010, 16h09
.
Nesta quinta-feira (2), é comemorado o dia do repórter fotográfico. Ao longo dos anos, o fotojornalismo se tornou um estilo de trabalho que baseado no uso das imagens fotográficas para veícular e complementar ainda mais as notícias.
.
HISTÓRICO
O surgimento dessa área se deu através do britânico Roger Fenton, que fotografou a Guerra de Crimeia, no período de 1853 a 1856. A primeira publicação de uma imagem em um veículo de comunicação aconteceu em 1880, através do jornal Daily Herald, de Nova Yorque, com a finalidade de inovar seu estilo de publicação, buscando chamar mais a atenção dos leitores.
.
DIÁRIO
O jornal DIÁRIO DO PARÁ conta com uma equipe de 14 fotográfos, entre contratados e freelas.
Ney Marcondes, repórter fotográfico profissional há 27 anos, trabalha na redação do DIÁRIO há quatro anos.
Ney Marcondes, repórter fotográfico profissional há 27 anos, trabalha na redação do DIÁRIO há quatro anos.
.
Segundo o fotógrafo, que também expõe seus trabalhos em eventos, o fotojornalismo do impresso se mistura com os outros tipos de fotografia. "O profissional acaba inserindo o fotojornalismo em tudo, seja no social ou mesmo no institucional.", comenta Ney.
.
DIA-A-DIA
Muitas vezes o repórter fotográfico acaba se envolvendo com a situação, ao cobrir uma reportagem. Ney já passou por situações de comoção, como por exemplo, quando foi fazer uma matéria em um Pronto Socorro Municipal da cidade de Belém.
.
Durante uma hora, ele acompanhou um senhor que estava muito mal em frente ao PSM e não conseguia atendimento. "Foi muito difícil ver todo o sofrimento do senhor e não poder fazer nada. A única coisa que eu podia fazer era fotografar, para chamar a atenção do poder público.", lembra Ney.
.
Everaldo Nascimento, fotógrafo e editor do jornal DIÁRIO DO PARÁ, diz que a maior diferença entre um repórter fotográfico, que trabalha em jornal, para um que trabalha em eventos, é a dinâmica da ação e a conversa com o repórter. Além do curto tempo de produção, pois se trabalha com o factual.
.
<
.
Para o fotógrafo o mais envolvente na profissão é trabalhar com a emoção do momento, a adrenalina. Dentre as inúmeras matérias feitas por Everaldo, seu maior desejo ainda é fazer a cobertura da Copa do Mundo. "Com a Copa sendo disputada em Manaus, meu sonho em fazer essa grande cobertura ficou mais próximo de ser realizado.", disse o fotógrafo.
.
O Diário Online homenageia os repórteres fotográficos com galeria que reúne um pouco do trabalho dos fotógrafos do DIÁRIO DO PARÁ.
.
.
(Adriana Pereira, Diário Online)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Uma Photographia por si só vale por mil palavras?