Não iremos mais à mina
Exposição de fotografias «VISA POUR L’IMAGE»
NOUS N’IRONS PLUS À LA MINE - LES DERNIERS MINEURS DE CHARBON
(Não iremos mais à mina - Os últimos mineiros de carvão)
18 de maio - 5 de junho 2010 Estação Cabo Branco - Ciência Cultura e Arte
Entrada Franca
O percurso de Jacques Grison é atípico. Nasceu em 1958, em Verdun, terra emblemática de sofrimento e de reclusão nas trincheiras da primeira Guerra Mundial. Jacques Grison começa seus estudos científicos antes de entrar para o Conservatório de Teatro de Nancy.
.
Desse período, mantém um gosto acentuado pela pesquisa e a lógica científica, com nuances de fascinação pelas emoções humanas que se aprende a controlar ou a dissimular. É o que o leva a mudar e a tornar-se educador especializado em um hospital psiquiátrico, local onde se encontra a dor, o irracional e a violência de sentimentos. O Ministério da Cultura e da Comunicação considera particularmente interessante propor-lhe um projeto sobre o último dia de trabalho dos jovens na minas de Lorraine, de onde é originário.
Grison conhece perfeitamente não só as tradições, os costumes e os ritos, mas também o companheirismo, as superstições e os perigos desse mundo fechado. Relata, com precisão e cumplicidade, esse último dia desde a aurora em todo o seu esplendor até o momento em que a lâmpada dos mineiros se apagará para sempre.
.
Esse trabalho surpreende pela potência da cor, pelo jogo de profundidade; vigilância, gestos contidos, economia de recursos, incríveis turbilhões de cores e longas pausas. Jacques Grison foi confrontado a todas as dificuldades ligadas a um trabalho embaixo da terra e em um espaço confinado.
Descreve cada episódio desta última descida com o pudor e a reverência que devemos àqueles que jamais voltarão da mina.
VISA POUR L’ IMAGE
.
Criado durante os anos 80, em Perpignan, o festival «Visa pour l’ image» dedica-se, todos os anos, aos fatos atuais do fotojornalismo através do mundo, apresentando os grandes acontecimentos sociais e políticos vistos pelos fotógrafos, com interesse específico na estética denominada na França «O Novo Documentário».
.
Fotografias realizadas com aparelhos tradicionais ou digitais, o resultado pontual de uma pesquisa aprofundada por repórteres e artistas, toda a evolução da imprensa que levou a uma profunda transformação da profissão para finalmente propor, na forma e no conteúdo, temas atuais, diferentes dos que são oferecidos pela televisão.
.
www.visapourlimage.com.
CONTECE FLORIANÓPOLIS |
FLORIANÓPOLIS EXPOSIÇÃO | |
BRDE apresenta festival francês de fotojornalismo | |
06.08.09 :: Giuliano Mendes | Sortimentos.com | |
Na celebração do Ano da França no Brasil, o Espaço Cultural Governador Celso Ramos - BRDE (Avenida Hercílio Luz, 617, Centro), em parceria com a Aliança Francesa de Florianópolis, traz à Florianópolis duas mostras do festival francês de fotojornalismo Visa pour L'Image. As séries “Juventude Dourada”, de Marie-Paule Nègre e “Não iremos mais à mina – os últimos mineiros de carvão”, de Jacques Grison, apresentam temas contemporâneos, norteados pela estética francesa denominada “Novo Documentário”. A abertura foi na segunda-feira (10-08). O festival Visa pour L'Image, criado nos anos 80 na cidade de Perpignan, na França, dedica-se, todos os anos a registrar os grandes acontecimentos do fotojornalismo mundial, através das lentes dos fotógrafos participantes. O Ministério da Cultura e da Comunicação daquele país acompanha o festival, e juntamente com a programação, oferece uma série de propostas fotográficas. Marie-Paule Nègre e Jacques Grison fazem parte desta nova geração selecionada pelo Ministério, que realizam seus trabalhos com um olhar diferente na forma e conteúdo. Não iremos mais à mina: Os últimos mineiros de carvão surpreendem pela potência da cor e pelo jogo de profundidade. Descreve cada episódio desta última descida com o pudor e a reverência que devemos àqueles que jamais voltarão da mina. Juventude Dourada analisa e observa o cotidiano da juventude francesa em capítulos como baile de debutantes, reuniões no campo e eventos mundanos, questionando o luxo e as tradições fora de moda e tentando compreender esse mundo fechado sobre si mesmo. O evento é gratuito e fica aberto até 28 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 9h às 21h. Mais informações: (48) 3221-8100 Festival francês “Visa Pour L´Image” ganha espaço em Porto Alegre© Foto de Jacques Grison. A última mina de carvão de Moselle, 2004. Da série “Não Iremos Mais à Mina - Os Últimos Mineiros de Carvão”. |
.
| ||
.
Jacques Grison
..
Mine et mineurs
- Légende : Nous n'irons plus à la mine. Les derniers mineurs de charbon en France.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Uma Photographia por si só vale por mil palavras?