08 Julho, 2009
Taro + Capa
A produção fotográfica de Gerda Taro (Estugarda 1910 - Brunete 1937) foi curta mais intensa, sobretudo o trabalho que desenvolveu no decorrer da Guerra Civil de Espanha, onde partilhou o ofício com Endre Friedman, que ficou para a história como Robert Capa. No ano passado o International Center of Photography de Nova Iorque decidiu organizar a primeira retrospectiva da obra Taro. Mas não sem a companhia de alguns trabalhos de Capa (ou pelo menos de alguns que lhe são atribuídos) que se prestam inevitavelmente à comparação dos diferentes olhares, mas que sobretudo enriquecem os contextos em que as imagens de ambos foram tomadas. Isto sem contar com a dúvida que pesará sempre sobre a verdadeira autoria de muitas das sequências registadas durante o conflito espanhol.
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Depois de Londres e Milão, as exposições Gerda Taro: Retrieving History e Robert Capa at Work chegam a Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC), em Barcelona, onde vão ficar até 27 de Setembro. Na primeira mostra reúne-se todo o espólio atribuído a Taro, inclusivamente 3 fotografias inéditas reveladas na "mala mexicana". Na segunda aparecem seis reportagens de guerra assinadas por Capa, entre as quais três da Guerra Civil espanhola e as imagens míticas do desembarque na Normandia.
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Depois de Londres e Milão, as exposições Gerda Taro: Retrieving History e Robert Capa at Work chegam a Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC), em Barcelona, onde vão ficar até 27 de Setembro. Na primeira mostra reúne-se todo o espólio atribuído a Taro, inclusivamente 3 fotografias inéditas reveladas na "mala mexicana". Na segunda aparecem seis reportagens de guerra assinadas por Capa, entre as quais três da Guerra Civil espanhola e as imagens míticas do desembarque na Normandia.
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Uma Photographia por si só vale por mil palavras?