Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Perambulando por Setúbal, para lá do entardecer

`Victor Nogueira

Para quem conduz, andar de autocarro, seguir no banco ao lado do condutor, no chamado "lugar do pendura" ou "lugar do morto" permite reparar melhor na paisagem ou vê-la com outros olhos, incluindo pormenores até aí não apreendidos. Do mesmo modo fazer em sentido inverso um percurso pedonal habitual tem o mesmo efeito, como sucedeu desta feita, em que na Doca dos Pescadores perambulei de nascente para poente.

Anoitecer na Doca da Pesca












Por aqui e por ali



Avenida 22 de Dezembro






Praça de Bocage






Entre Bocage e a Misericórdia















De novo na Praça de Bocage










FOTOS EM 2018.02.15

OUTROS NOCTURNOS

Setúbal by night Christmas 02

  Entre os "primitivos" e a Casa da Cultura


Sem comentários: