Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 19 de agosto de 2017

Azulejaria religiosa 04 - Igrejas no Porto 01

* Victor Nogueira

Ao contrário do que sucede pelo sul, a norte as fachadas de muitas igrejas estão cobertas por painéis de azulejos, por vezes historiados. As fotos referem-se às Capelas de N. Sra das Almas e à dos Anjos Franciscanos e à Igreja do Carmo.

Em 1929, todo o exterior da Capela das Almas, construída no séc XVIII, e sita na Rua de Santa Catarina, foi revestido de azulejos representando passos da vida de S. Francisco de Assis e de Santa Catarina de Sienna. Contudo na fachada principal estão representados S. Francisco e uma outra Santa, a Catarina de Alexandria. Em 1982 foram objecto de recuperação. O seu interior também está revestido de azulejos historiados. (http://www.portoxxi.com/cultura/ver_edificio.php?id=4). A capela tem a sua origem num anterior templo em madeira erguido em louvor de Santa Catarina. Para o novo edifício transitou então a Irmandade das Almas e das Chagas de São Francisco, até ai instalada no Mosteiro de Santa Clara.



fachada principal






fachada lateral

Capela de N. Sra das Almas -  Rua Sta. Catarina, 428 

A Capela dos Anjos Franciscanos situa-se na Rua dos Bragas, 331 e os azulejos que revestem a fachada principal não são historiados. A esta capela, que foi inaugurada em 1897, vinha o meu avô materno à missa e eu também, até aos 22 anos, quando para grande desgosto da minha mãe e do meu avô deixei de ser católico ou adepto de qualquer religião. Quando lá re-entrei em 2016 algumas poucas pessoas monocordicamente rezavam o terço. Também na casa do meu avô materno se rezava o terço diariamente, ao fim do dia.


Capela dos Anjos Franciscanos, na Rua dos Bragas, 331

Na Praça dos Leões. ao lado da igreja dos Extintos Carmelitas, ergue-se a Igreja do Carmo ou, mais propriamente, Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, de estilo barroco, edificada no século XVIII. A fachada lateral, na Rua do Carmo, foi revestida a azulejo em 1911. 


 Igrejas dos Carmelitas Descalços (à esquerda) e da  Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo (à direita)






A fachada lateral da Igreja do Carmo está revestida por um grandioso painel de azulejos, representando cenas alusivas à fundação da Ordem Carmelita e ao Monte Carmelo. A composição foi desenhada por Silvestre Silvestri, pintada por Carlos Branco e executada nas fábricas do Senhor do Além e da Torrinha, em Vila Nova de Gaia, e datados de 1912

O edifício da Igreja Evangélica Metodista do Mirante, em estilo neo-manuelino, sito na Praça Coronel Pacheco, 23, foi inaugurado em 25 de Março de 1877, 17 anos depois do lançamento da 1ª pedra. Nele funciona a sede nacional da Igreja Evangélica. cujo culto teria sido introduzido em Portugal pelas tropas inglesas comandadas pelo Duque de Wellington, que combatiam as tropas napoleónicas quando das Invasões Francesas.






Sem comentários: