Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 5 de março de 2017

Pelo Centro Histórico de Oeiras

* Victor Nogueirada

É pequeno o Centro Histórico de Oeiras, que outrora talvez se resumisse ao Palácio do Marquês de Pombal  e Conde de Oeiras, incluindo as suas vastas propriedades agrícolas, poderoso Ministro do absolutista iluminista D. José I e representante da burguesia ascendente, caído em desgraça no Reinado de D. Maria I. Importantes e mais antigas na altura eram Barcarena com a sua Fábrica de Pólvora e Paço de Arcos com os seus Fornos de Cal e posteriormente com a sua burguesa praia de banhos e casino, antes de ser destronada pelas do Estoril e Cascais.

A deambulação partiu da Avenida de Copacabana a ela retornando, depois de photocirandar pelas Ruas Júlio Dinis e Mouzinho de Albuquerque,, Largo 5 de Outubro, Ruas Febus Moniz e Marquês de Pombal até aos Largos Marquês de Pombal  e Avião Lusitânea, vislumbrando a Rua do Aqueduto, e seguido pela Rua Cândido dos Reis até à Santa Casa da Misericórdia de Oeiras.


Rua Júlio Diniz













Centro Cultural Palácio do Egito



Largo 5 de Outubro



Igreja matriz de N. Sra da Purificação



Livraria Gatafunho

Rua Mestre de Aviz







Auditório Municipal Eunice Muñoz






Rua Heliodoro Salgado


Palácio do Marquês de Pombal



Palácio do Marquês de Pombal





Rua Marquês de Pombal




Largo Marquês de Pombal



Palácio do Marquês de Pombal



Paços do Concelho







uma casa muitos mundos in http://www.cm-http://www.cm-oeiras.pt/noticias/Paginas/UmaCasaMuitosMundosPalacioMarquesdePombal.aspx


Palácio do Marquês de Pombal








Paços do Concelho



Jardins do Palácio do Marquês de Pombal






Fontenário



Pelourinho




Rua Cândido dos Reis






aqueduto


Biblioteca Operária Oeirense
















vinho de Carcavelos




Igreja matriz de N. Sra da Purificação



Monumento aos Mortos da Grande Guerra


Livraria-Galeria Municipal Verney


Caixa Geral de Depósitos e Quartel dos Bombeiros Voluntários




Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras







Avenida de Copacabana






Parque de estacionamento da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras


Igreja matriz



moinho de vento americano



fotos em  2017.03.04

Sem comentários: