Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Fortificações 16 - torre de menagem do Castelo de Palmela ...

* Victor Nogueira

... ao longo dos anos



foto victor nogueira - Castelo de Palmela - foto em 2013 - Torre de menagem, cisterna e Igreja de Santa Maria do Castelo - PHOTO-REPORTAGENS   em Palmela e  photoandando pela vila de palmela

Desta torre se avistam vastos horizontes em redor, incluindo Lisboa e Setúbal, Foi no alto das torres do Castelo de Palmela que o Condestável D. Nuno Álvares Pereira, após a vitória na batalha dos Atoleiros (1384), acendeu grandes fogueiras para alertar o Mestre de Avis da sua aproximação, o que, de acordo com o cronista causou grande regozijo entre os sitiados (Fernão Lopes. Crónica de D. João I).




Castelo com a torre de menagem, muralhas da Vila, Igreja de Santiago e Convento da Ordem Militar de Santiago (actual Pousada)






Torre de menagem e ruínas da Igreja de Santa Maria do Castelo, arrasada pelo terramoto de 1755





FOTOS EM 1997, 2001, 2013, 2017 ...

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



foto in http://minhadega.com.br/cronicas/a-historia-do-moscatel-de-setubal/ 




foto in http://retratosdeportugal.blogspot.pt/2011/08/palmela-castelo.html


foto in http://www.cm-palmela.pt/pages/1350



Sem comentários: