Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

photoandarilhando por Azurara

* Victor Nogueira


A intenção desta deambulação era aceder à azenha quinhentista de Azurara, projecto falhado em ano transacto. Estaciono em frente aos portões da Fábrica Imperial, produtora de conhecidas mracas de chocolates como Regina ou Jubileu, sem esquecer as Pintarolas (http://www.imperial.pt/), defronte da qual se encontra a antiga Igreja de S. Nicolau de Azurara ou da Misericórdia.




chocolates regina cartão de furos com brinde



No local onde foi erguida esta unidade fabril situava-se o majestoso palácio conhecido como Casa de Santa Ana ou dos Vasconcelos Sigo para sul, pela Rua Dr. Américo Silva, que termina na Igreja manuelina de  Santa Maria A Nova, também conhecida por Nossa Senhora do Leite.



in http://jpcmt.blogs.sapo.pt/767.html


Perto da Igreja da Misericórdia situava-se o seu Hospital de S. João (actual MADI), que ainda funcionava em meados do século XIX. A rua tem edifícios de boa cantaria, destacando-se dois deles: a Casa Grande e a Casa da Praça, esta armoreada, construída no  local onde anteriormente se realizava o mercado da Vila, e a Casa Grande. Na rua encontram-se várias "estações" da Via Sacra e adjacente à Casa da Praça encontra-se um cruzeiro e uma capela que áquela deve pertencer. 

Segundo o verbete da DGPC "terá sido edificada nos últimos anos do século XVII. Uma campanha de obras executada entre 1970 e 1980 alterou de forma profunda a fachada posterior da casa, bem com a estrutura interior, mantendo-se apenas o modelo original do frontispício.  De planta rectangular, que se desenvolve longitudinalmente, a casa divide-se em dois pisos. O primeiro registo da fachada possui duas janelas com grade de ferro, uma em cada extremidade, e duas portas de moldura almofadada. O registo superior é rasgado por oito janelas de sacada com varandim de ferro, ao centro das quais foi colocada a pedra de armas da família  que mandou edificar o palacete." (http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74829/)

Se para poente da rua é possível entrever Vila do Conde por entre travessas e pátios, para leste os terrenos aparentemente incultos situam-se nas traseiras dos prédios ou estão encobertos por muros. As casas mais recentes, junto da Igreja Matriz, devem ter implicado a demolição -  nos séculos XIX e XX  - das casas quinhentistas, Numa habitação arruinada persiste ainda uma janela manuelina, a  única que encontrei em Azurara.



Fábrica de Chocolates Imperial












Igreja de S. Nicolau (antiga Misericórdia)







(antigo Hospital da Misericórdia - actual MADI)






(edifício de apartamentos)





















Casa da Praça









ao fundo a Casa da Praça

(Travessa Dr. Américo Silva que liga à Travessa das Figueiras)




Casa Grande
















(vistas para Vila do Conde)







a única casa que encontrei com janela manuelina




fotos em 2016.09.27/28
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

OUTRAS PUBLICAÇÕES SOBRE azurara


Azurara (Vila do Conde) - http://kantophotomatico.blogspot.pt/2014/08/azurara.html


Azurara: Convento de S. Francisco http://kantophotomatico.blogspot.pt/2014/09/azurara-convento-de-s-francisco.html


ermida de S.Sebastião em Azurara http://kantophotomatico.blogspot.pt/2015/10/ermida-de-ssebastiao-em-azurara.html


Azurara - em torno da Igreja Matriz de Santa Maria a Nova - http://kantophotomatico.blogspot.pt/2016/09/azurara-em-torno-da-igreja-matriz-de.html 


Fim de dia em Azurara  http://kantophotomatico.blogspot.pt/2016/08/fim-de-dia-em-azurara.html


Azurara - em busca da azenha quinhentista http://kantophotomatico.blogspot.pt/2016/09/azurara-em-busca-da-azenha-quinhentista.html 

Sem comentários: