Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 27 de novembro de 2010

Fotojornalismo O olhar bem Brasil de Walter Firmo



Do alto de seus 72 anos o profissional das lentes ministra um mini curso em Cuiabá

Leidiane Montfort
Da Redação
.

Começa hoje (26) e vai até domingo (28) em Cuiabá o Workshop de Fotografia Universo da Cor sob orientação do premiado e respeitado fotojornalista Walter Firmo. O profissional vai discutir a qualidade da fotografia no cenário contemporâneo, brasileiro e mato-grossense. E ainda contar sobre a vasta experiência adquirida e novos rumos e olhares para a prática fotográfica.
.
O mini curso consiste, nas palavras do fotografo-ministrante, em saborear o país tropical com todas as suas luzes e o céu azul sempre com aquela indumentária em cima dos homens mais fragilizados pela sorte. Além de trabalhar mais com as pessoas que acreditam na dança do folclore e que estão sem rumo em uma estrada ou na cidade. Do alto de seus 72 anos o profissional das lentes mostra toda a sua garra juvenil e empolgação pelo prazer de fotografar, enfrentando grandes desafios e cansativas viagens em busca de fotos únicas, de uma expressão artística peculiar e fazendo poesia das imagens que vê.
.
O acervo do fotógrafo cobre fatos relacionados a uma temática social e bem brasileira, registrando o folclore, cultura e personagens típicos, de norte a sul do país, além de célebres figuras brasileiras. "Creio que a verdadeira função de uma fotografia é, sobretudo, educar, levando ao espectador sempre algo de novo: o ato de ver uma fotografia será sempre um ato de conhecimento". 
.
Em seu currículo Firmo traz a formação no fotojornalismo onde marcou sua presença na história da fotografia brasileira. Sua estréia foi no jornal Última Hora em 1957 e, desde então, esteve nos mais importantes veículos de imprensa escrita brasileira: Jornal do Brasil, revistas Realidade, Manchete, Veja e Istoé. Em 1986 fundou e dirigiu o Instituto Nacional de Fotografia da Funarte e desde 1992 distribui seu conhecimento fotográfico em cursos por todo o país, assim como fará na Capital mato-grossense.
.
Troca de experiências- O fotógrafo José Medeiros, proprietário da José Medeiros Imagem, tem investido nos últimos meses na oferta da discussão do campo da fotografia em Mato Grosso e busca de qualificação para os profissionais e interessados no setor. Em janeiro veio a capital o fotógrafo baiano, Roberto Faria, em abril o gaúcho Ricardo Chaves, em novembro no Pavilhão das Artes a agencia JM Imagem apoiou a exposição fotográfica de Guy Veloso e Fatinha Silva/ Pará e agora é a vez do carioca, Walter Firmo.
.
A oportunidade é única, conforme Medeiros. Isso porque o profissional ministrante já teve fotos expostas nos principais centros culturais do país e do exterior e já recebeu diversos prêmios e homenagens. Um dos principais foi o Prêmio Esso de Jornalismo pela reportagem Cem dias na Amazônia de ninguém, uma série de cinco reportagens (texto e fotos) publicadas no Jornal do Brasil em 1963. 
.
Serviço: Workshop de Fotografia Universo da Cor. Com Walter Firmo. Data: Dias 26 e 28 de novembro, na agência localizada à Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1610, Galeria Xavier, sala 111. São oferecidas 20 vagas. Mais informações pelos telefones (65) 3054-1080 e (65) 9237-6054.
.
.
http://www.gazetadigital.com.br/materias.php?codigo=277284&codcaderno=17&GED=6932&GEDDATA=2010-11-26&UGID=5fa1b95c7d3a52057044dbec79e636b1
.
.

Sem comentários: